blogpost

Como as Bibliotecas Digitais concedem acesso à informação e fomentam o conhecimento científico

Entenda como a biblioteca digital e a tecnologia de pesquisa jurídica auxiliam na produção de acadêmicos e profissionais do Direito.

Hoje percebemos o quanto a tecnologia se tornou uma forte aliada na educação acadêmica. A própria busca pelo conhecimento se tornou mais acessível graças ao avanço tecnológico da biblioteca digital. Com ela, o acesso à informação de qualidade foi facilitado pela disponibilização de materiais de excelência à disposição dos alunos, professores e pesquisadores, contribuindo não só para a instituição, mas também para a sociedade.

Estes benefícios são compartilhados com todos, mas principalmente com quem tem como sua principal fonte as leis, doutrinas e jurisprudências. A biblioteca digital favorece principalmente aos acadêmicos e profissionais do Direito, pois possibilita o melhor rendimento a partir da tecnologia de pesquisa jurídica.

Mas quais são as vantagens da biblioteca digital? E os desafios que ela enfrentará? Seria o fim da era das bibliotecas físicas? Continue lendo e descubra!

Desafios de administrar uma biblioteca física e uma biblioteca digital

Quanto aos desafios de administrar os acervos físicos e digitais, vale destacar que uma biblioteca bem qualificada é essencial para o exercício acadêmico de uma universidade. Quando se trata de uma faculdade de Direito então, ela é fundamental, pois deve possuir um acervo de qualidade, proporcional ao número de alunos e que esteja sempre atualizado, levando em consideração a dinâmica do universo jurídico e suas rápidas mudanças para se adaptar à sociedade.

Na biblioteca física, este manejo é mais difícil, pois requer espaço físico, um número maior de envolvidos, além da limitação e defasagem do material. Já com a biblioteca digital, a tecnologia de pesquisa jurídica proporciona aos alunos acesso ilimitado a todos os materiais, de qualquer lugar, 24 horas por dia, com informações atualizadas para contribuir com seus estudos jurídicos. Entretanto, outros fatores também são importantes para fomentar o uso da biblioteca digital, como a acessibilidade.

A acessibilidade como causa do aumento dos serviços bibliotecários

A acessibilidade, além de facilitar, estimula o uso da biblioteca digital, pois mantém à disposição um serviço de excelência que pode ser acessado de qualquer meio eletrônico ou digital. Além disso, atualmente, tanto os acadêmicos de Direito quanto outros profissionais do âmbito jurídico já trabalham em ambientes digitais

Por conta disso, a biblioteca digital proporciona o acesso a estudos, livros e artigos de forma rápida e eficiente, além de ser mais agradável e favorecer a navegação dos leitores.

Atualmente, as bibliotecas digitais contam com e-books completos, unificando todos os materiais das mais variadas áreas jurídicas como, por exemplo, um e-book de Direito Civil onde o usuário encontrará doutrinas, artigos, revistas e decisões sobre o tema. 

Já imaginou escrever o TCC de madrugada e ter acesso do seu smartphone aos livros e artigos sobre temas relevantes? Ou ainda consultar, sem restrição, o Vade Mecum e não precisar carregar um livro daquele tamanho? Com a biblioteca digital tudo isso é possível, graças à tecnologia de pesquisa jurídica.

Quais são as possibilidades, consequências e o tempo para as alterações nas bibliotecas digitais?

Muito se questiona sobre as possibilidades e consequências trazidas pelo advento das bibliotecas digitais e a tecnologia de pesquisa jurídica. A rapidez do avanço tecnológico forçou a evolução e o desenvolvimento das bases de conhecimento disponíveis on-line. 

Neste contexto, a biblioteca digital veio para complementar a acessibilidade e não para substituir o acervo físico. É preciso entender que uma base não substitui a outra. Existem livros físicos históricos que não foram digitalizados e, por isso, só podem ser encontrados na biblioteca tradicional.

Entretanto, apesar disso, a biblioteca digital possui outras funcionalidades interessantes que devem ser destacadas. A atualização automática do acervo é uma delas: o recurso emite alerta que avisa sobre a atualização da obra. Outra funcionalidade é a possibilidade de grifar, anotar e fazer comentários no e-book. Dessa forma, toda vez que acessar aquele conteúdo, você poderá relembrar os temas mais importantes que destacou. 

Entretanto, apesar das infinitas possibilidades que a biblioteca digital propõe, surge a problemática sobre o seu acesso por aqueles que não possuem condições. 

Como promover o acesso à informação daqueles que não possuem condições?

Este talvez seja o maior desafio do ensino digital: promover o acesso aos conteúdos àqueles que não têm o recurso eletrônico. Porém, é necessário que se encontre meios para supri-los. 

A biblioteca sempre será uma iniciativa de impacto social, seja física ou virtual, e jamais poderá deixar de exercer esta função para a sociedade. O estímulo ao acesso à informação deve ser incessante, pois só com a educação é possível minimizar as desigualdades e encontrar soluções que melhorem o mundo.

Desta forma, buscar por recursos que diminuam esta distância e proporcionem o acesso de todos é uma iniciativa importante. Neste sentido, uma das ações estratégicas é dispor de terminais com acesso à biblioteca digital e à tecnologia de pesquisa jurídica junto à faculdade para toda comunidade, como algumas instituições de ensino já o fazem hoje em dia.

A Biblioteca digital e os direitos autorais das obras

Outro tema muito questionado em relação às bibliotecas digitais é o respeito aos direitos autorais resguardados sobre as obras disponibilizadas por elas. Mas saibam que as bibliotecas digitais possuem acesso legal aos e-books disponibilizados e estão de acordo com os direitos autorais determinados por cada editora. 

Ou seja, assinar uma biblioteca digital não garante a propriedade da obra, entretanto o aluno terá a possibilidade de consultar todo o conteúdo do livro igual como faria em uma biblioteca física.

A Revista dos Tribunais Online

A Biblioteca Digital da Revista dos Tribunais Online é uma plataforma de tecnologia de pesquisa jurídica que auxilia na busca de documentos e otimiza a rotina de estudantes e profissionais da área jurídica.

O acesso à informação, proporcionado pela Revista dos Tribunais Online, possibilita uma significativa melhora no desempenho estratégico e produtivo dos trabalhos realizados. Com ela, o assinante terá amplo e ilimitado acesso à conteúdos seguros e atualizados dos mais renomados juristas brasileiros e internacionais.

As obras do acervo abordam temas relevantes e informações confiáveis que irão dar muito mais credibilidade aos profissionais da área. Tudo isso sem precisar dispor de espaço físico e com acesso de qualquer meio eletrônico, todos os dias a qualquer hora.

Descubra mais sobre as funcionalidades da biblioteca digital da Revista dos Tribunais Online e veja como a otimização da informação pode trazer vantagens significativas na busca pelo conhecimento. Solicite uma demonstração.

Soluções Jurídicas

Blog Jurídico

Encontre respostas de forma ágil sobre a realidade do Direito