A tecnologia é o futuro da competitividade na área tributária, segundo decisores

Ana Paula Anaia – Solution Specialist na Thomson Reuters Brasil

Mudanças são constantes na área tributária, seja uma variação de impostos ou a criação de uma nova obrigação acessória, os profissionais da área estão acostumados com o cenário, porém, nos últimos anos foi possível observar mais uma mudança: a digitalização do departamento tributário.

No início, muito ainda dependia dos papéis, mesmo com controles em planilhas no computador o processo ainda era muito manual, dando lugar para a tecnologia suprir as necessidades operacionais do departamento e permitir que os profissionais da área agissem de maneira mais estratégica.

Na pesquisa que lançamos em dezembro de 2019, Road to the Future: desafios e oportunidades para a adoção de tecnologias nas empresas, em parceria com a Live University, entrevistamos mais de 300 profissionais, em sua grande maioria decisores, e dentre eles mais da metade (53%) profissionais da área tributária.

Um dos principais insights que a pesquisa mostrou foi a confiança de que a tecnologia merece espaço nos investimentos dentro da organização, 42% dos respondentes pretende aumentar o investimento em tecnologia, em relação aos anos anteriores, 34% permanecerão com o mesmo investimento, enquanto apenas 22% não realizará novos investimentos, o que mostra um grande passo das empresas na adoção de tecnologia.

Outro indicador sobre a importância da tecnologia foi o número de profissionais que afirmaram acreditar que não será possível manter a competitividade de suas empresas sem acompanhar as tendências tecnológicas, foram mais de 80%.

Isso consolida todas as discussões acerca da maneira como a tecnologia é uma grande aliada no dia a dia dos profissionais, trazendo mais agilidade para a execução de tarefas operacionais e fornecendo informações importantes para a tomada de decisões dentro das empresas, possibilitando mais eficiência nos processos e alguns retornos financeiros.

E sobre sua empresa, como ela pretende se transformar com o uso de tecnologia?

Matérias Relacionadas

Com a substituição do SEFIP e da GFIP muitas dúvidas surgiram sobre a DCTFWeb, saiba todas as informações para preparar sua empresa para esta entrega.

Sua empresa vai antecipar a entrega do Bloco K? Saiba que ela pode aproveitar os benefícios de aderir o RECOF-SPED, entenda como isso pode ajudar sua empresa.

Sua empresa sabe o que está envolvido na CAT 42, nova portaria que entrará em vigor a partir de Janeiro de 2019? Entenda porquê é importante estar preparado.