1. Homepage
  2. Tax & Accounting
  3. Comercio Exterior
  4. ONESOURCE Global Trade
  5. Regimes aduaneiros especiais e recintos alfandegados
  6. Drawback

Módulo Drawback

Aumente a competitividade, maximizando os resultados e minimizando os riscos da sua empresa com o uso do regime Drawback de forma estratégica.

Para as empresas que buscam alavancar os seus negócios no mercado externo, a aplicação de Regime Aduaneiro Especial pode ser o caminho. Um dos pontos fortes que o Brasil tem em sua legislação aduaneira é a diversidade de regimes aduaneiros especiais, que são aplicáveis em praticamente todos os segmentos de mercado, fazendo com que a empresa não necessite se descapitalizar no domínio tributário para realizar as suas exportações. Dentre eles, o regime de Drawback, em suas diferentes modalidades – suspensão integrado e isenção integrado, permite tornar sua empresa mais competitiva na abertura ou na manutenção de novos negócios no mercado internacional.

A Thomson Reuters, por meio de suas soluções ONESOURCE Global Trade™, oferece o módulo para gestão do regime de Drawback, produto desenvolvido para auxiliar sua empresa a usar o regime de forma estratégica através do uso correto das informações fiscais e de como estas informações podem auxiliar na tomada de decisão e na busca da maior eficiência financeira dos processos. A solução permite o controle do regime nas suas diferentes modalidades: Integrado Isenção, para Industrial Exportadora e Integrado Suspensão, nas variações para Exportador e Intermediário, além do módulo azul representado pela Suspensão Embarcação.

Otimize os ganhos com o regime através do Módulo Drawback

  • Centralização, rastreabilidade e o sincronismo das informações necessárias para o acompanhamento de auditorias internas e fiscais, minimizando riscos na operação.
  • Entrega das informações gerenciais para o acompanhamento do regime Drawback, alertando para os pontos mais críticos no controle.
  • Integração com os principais ERPs de mercado, para manter consistências dos dados.
  • Permite aos usuários a liberdade de construir seus relatórios de acordo com as suas necessidades do dia a dia.
  • Informação a serviço da tomada de decisão, através da geração de cubos para produção de gráficos para acompanhamento dos processos.

Drawback Integrado Suspensão

O regime de Drawback Integrado Suspensão permite às empresas exportadoras, ou que comercializam suas mercadorias para industrial-exportadoras, a reduzirem seus custos tributários e de tarifas através de um compromisso assumido com os órgãos anuentes em comercializar seus produtos de forma direta ou indireta para o mercado externo, tendo em contrapartida, a possibilidade de adquirir totalmente ou parcialmente insumos para a transformação, beneficiamento, montagem, renovação ou acondicionamento.

Benefícios:

  • Acompanhamento gerencial dos ganhos com o uso do regime (cashflow)
  • Controle diário e consistente do Ato Concessório Suspensão para evitar nacionalizações e maximizar os benefícios
  • Simulações de ganhos versus benefícios reais adquiridos pelo regime
  • Geração de planilha de medição de performance de atos concessórios
  • Integração com o Sistema do Governo - Drawback Web
  • Simulação e controle de nacionalização
  • Controle de entradas de mercadorias de parceiros
  • Controle de Drawback Integrado Suspensão Intermediário

 

Drawback Integrado Isenção

O regime especial de Drawback na modalidade integrado isenção de tributos é concedido para aquisição de insumos na quantidade e qualidade equivalentes aos utilizados no produto exportado. O beneficiário do regime poderá optar pela importação e/ou pela aquisição no mercado interno, de forma combinada ou não.

  • Controles dos documentos que suportarão os futuros pedidos de Drawback Integrado Isenção: importações, notas fiscais e exportações
  • Disponibilizações das informações a serem enviadas para aprovação no módulo do governo Drawback Isenção Web
  • Vinculações dos documentos para suporte ao novo pedido de Drawback Integrado isenção respeitando os controles de ciclo de produção
  • Simulação dos ganhos a serem adquiridos durante a construção do pedido de Drawback Integrado Isenção
  • Controle das aquisições isentas e com pagamentos de impostos de mercadorias importadas e nacionais
  • Controle de aditivos e encerramento do Ato Concessório

Productos relacionados

Módulo de Importação
Permite a operacionalização, a automatização de tarefas e o gerenciamento dos processos de importação, que farão parte da geração da DUIMP (Declaração Única de Importação).

Regimes aduaneiros especiais e recintos alfandegados
Módulos focados no controle dos regimes aduaneiros especiais, seguindo as instruções normativas e maximizando resultados no uso dos regimes (incentivos/benefícios financeiros).

Módulo de Exportação
Permite a operacionalização, a automatização de tarefas e o gerenciamento dos processos de exportação, que farão parte da geração da DUE (Declaração Única de Exportação) e LPCO (Licenças, Permissões, Certificados e Outros documentos).