1. Homepage
  2. Sala de Imprensa
  3. Jusbrasil e Thomson Reuters anunciam nova plataforma digital de doutrina jurídica

July 27, 2021

Jusbrasil e Thomson Reuters anunciam nova plataforma digital de doutrina jurídica

Jusbrasil Doutrina powered by Thomson Reuters otimiza tempo e recursos com conteúdo confiável e atualizado da Revista dos Tribunais em uma busca unificada.

SÃO PAULO, 27 de julho de 2021 – A Thomson Reuters, multinacional líder em soluções de tecnologia e informações inteligentes para empresas e profissionais e detentora do selo editorial Revista dos Tribunais, e o Jusbrasil, maior legaltech do mundo na área de pesquisa jurídica, lançam em parceria o Jusbrasil Doutrina powered by Thomson Reuters.

Trata-se de uma ferramenta que revoluciona a forma como é feita a pesquisa doutrinária, centralizando e simplificando o acesso às mais relevantes informações jurídicas. Um algoritmo de busca especializado permite a consulta a uma base de centenas de obras e artigos da renomada editora Revista dos Tribunais, indicando diretamente as partes em que se encontram os conteúdos mais adequados, tendo como base o conteúdo da editora. Adicionados às informações de jurisprudência, legislação e modelos, já existentes no Jusbrasil, os argumentos doutrinários permitem a construção de um entendimento jurídico completo e profundo sobre cada área do Direito.

“Possibilitar uma pesquisa jurídica mais inteligente e acessível no Brasil é fundamental para a realização do Direito”, resume Júlia Amaral, Head de Produto no Jusbrasil, Advogada e Mestre em Direito. “E, no volume e intensidade em que as mudanças acontecem, é necessário que profissionais e pessoas cidadãs possam ter acesso a um conteúdo atualizado, economicamente viável e de qualidade inequívoca", acrescenta.

O Jusbrasil Doutrina powered by Thomson Reuters consegue reduzir em 44% o tempo que um profissional demoraria para encontrar um resultado certeiro de pesquisa, transcrevê-lo e formatá-lo sob as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em comparação com o processo analógico.

Em termos práticos, isso significa economia de pelo menos 160 horas de trabalho em um ano, para um advogado que hoje gasta uma hora por dia para pesquisar doutrinas. Em termos de valor intelectual de um advogado (cerca de R$600 segundo a Ordem dos Advogados do Brasil), seriam R$96 mil ao ano de economia, além de mais assertividade e completude quanto à argumentação encontrada.

“O Direito hoje atravessa profundas transformações, tanto em conteúdo quanto em tecnologias. A forma de trabalhar foi redefinida na mesma velocidade em que são redefinidos os conteúdos sobre o qual se trabalha”, afirma Pablo Peduzzi, Vice-Presidente do segmento de Global Print da Thomson Reuters para América Latina.

“A competitividade – dos escritórios entre si e também da economia brasileira – depende diretamente de termos bons profissionais jurídicos como protagonistas dessas transformações e não sobrecarregados por elas. Nossa parceria com o Jusbrasil é para democratizar o Direito e, com isso, recriar o amanhã juntos”.

O Jusbrasil Doutrina powered by Thomson Reuters foi desenvolvido a partir de pesquisas diretamente com profissionais do Direito e uma reflexão conjunta sobre os principais pontos de dor nessa atuação, muitos deles intensificados durante a pandemia. Com tecnologia avançada, a nova plataforma permite o acesso instantâneo a mais autores, diferentes perspectivas e completude das áreas do Direito de forma atualizada.

O Jusbrasil Doutrina powered by Thomson Reuters já está disponível para assinatura em www.jusbrasil.com.br/doutrina e seu lançamento oficial será no webinar “O segredo por trás de uma boa argumentação jurídica”, que acontece às 11h do dia 11 de agosto, Dia do Advogado. As inscrições serão disponibilizadas a partir do dia 02/08 num link nas redes sociais do Jusbrasil (@jusbrasil).

As funcionalidades do Jusbrasil Doutrina powered by Thomson Reuters incluem:

Busca ágil e inteligente: É possível buscar por qualquer dúvida jurídica ou argumento necessário e o Jusbrasil Doutrina indica instantaneamente e com precisão os trechos de obras jurídicas mais relevantes relacionados ao que foi pesquisado. Em menos de 1 segundo é possível pesquisar muito além do título de uma obra, ou nome de uma pessoa autora, e encontrar a informação que precisa.

Curadoria Revista dos Tribunais: As obras e publicações que compõem o acervo do Jusbrasil Doutrina powered by Thomson Reuters são resultado da renomada curadoria do selo editorial mais antigo do Brasil.

Conexão entre Doutrina, Legislação e Jurisprudência: Ao pesquisar algum conteúdo doutrinário, você também pode acessar links de referência do mesmo assunto na legislação, além de jurisprudência sobre o tema.

Otimização e qualificação do trabalho: Diversos autores e formatos (livros, conteúdos de apostila, publicações relevantes do segmento) acessíveis instantaneamente, em todos os dispositivos e de forma integrada.

Conteúdo Digital: Elimina o processo de consulta a diversas fontes físicas, transcrições e digitalizações. Além disso, com a tecnologia de cópia inteligente, é possível copiar e extrair o trecho desejado já formatado para citação em ABNT.

Simplificação e foco: Com as informações confiáveis centralizadas e atualizadas, o profissional jurídico ganha tempo e espaço mental para dedicar-se ao que realmente importa: trabalho intelectual, crítico e criativo.
 

Sobre a Thomson Reuters

Thomson Reuters é um provedor líder em serviços de informação para negócios. Nossos produtos incluem softwares e ferramentas altamente especializadas com informação estratégica para profissionais jurídicos, fiscais, contábeis, de compliance e de comércio exterior, combinados com o serviço de notícias mais global do mundo – Reuters. Para mais informações, visite www.thomsonreuters.com.br e para as últimas notícias mundiais, acesse br.reuters.com.

Com seu selo editorial Revista dos Tribunais - editora com 109 anos, 9 prêmios Jabutis, reconhecida pela sua curadoria de conteúdo que antecipa o futuro do Direito-, a Thomson Reuters disponibiliza anualmente mais de 2,5 milhões de novos documentos em seus produtos jurídicos. Com cerca de 340 obras publicadas ao ano, a Revista dos Tribunais foi a editora mais recomendada na bibliografia para LGPD e para Inteligência Artificial divulgada pelo Supremo Tribunal de Justiça em 2020 e é referência em conteúdo do Direito Digital, como LGPD, Visual Law, Data Privacy e Data Security.

    Nara Almeida
    Communications Manager, LatAm
    Thomson Reuters
    Celular: +55 11 932 932 974
    nara.almeida@tr.com
    tr.com.br

Sobre o Jusbrasil

Maior website mundial na categoria legislação e direito, segundo SimilarWeb, o Jusbrasil é uma plataforma que facilita o acesso de mais de 30 milhões de brasileiros à informação jurídica todos os meses. Unimos Direito e Tecnologia para fazer com que a justiça ultrapasse as fronteiras dos tribunais e chegue às casas de qualquer cidadão ou cidadã, empoderando suas decisões por meio da informação. Seu propósito é melhorar a justiça, a confiança social e a transparência através da democratização do acesso a informações relevantes e de qualidade.

A ferramenta de busca do Jusbrasil permite que as pessoas encontrem em poucos cliques o conteúdo de processos e jurisprudência disponibilizados em centenas de sites de tribunais, além de doutrina, artigos, notícias, peças e modelos. Como esses chamados “artefatos jurídicos” citam-se uns aos outros em sua narrativa argumentativa, o Jusbrasil também faz os links entre esses documentos e recomenda leituras subsequentes, para que seja possível abranger ou aprofundar o conhecimento sobre o conteúdo acessado de forma sistemática.

    Assessoria Jusbrasil
    Néctar Comunicação
    jusbrasil@nectarc.com.br
    nectarc.com.br
    Telefone: +55 11 5053-5110