IA Generativa no mercado global
De acordo com a pesquisa conduzida pelo Thomson Reuters Institute “2024 Generative AI in Professional Services, e realizada com líderes de diversos segmentos, incluindo jurídico, fiscal e contábil:
-
85%dos profissionais do Direito disseram que a IA Generativa pode ser aplicada em seu trabalho
-
68%destacaram a segurança dos dados como uma de suas principais preocupações
-
42%dizem utilizar a IA Generativa, pelo menos, 1x ao dia
-
75%dos escritórios de advocacia não contam com uma política de uso de IA Generativa no trabalho
Inteligência Artificial no Direito
Desde sua concepção, a inteligência artificial (IA) tem sido uma ferramenta poderosa para otimização de processos, análise de dados e tomada de decisões complexas. Mas o que realmente é IA?
A Inteligência Artificial refere-se à capacidade das máquinas de executar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Ela foi formalmente concebida como um campo de estudo na década de 1950, com o objetivo de desenvolver programas de computador que pudessem simular a capacidade humana de aprender, raciocinar e resolver problemas.
“Como um campo da ciência da computação, a inteligência artificial engloba (e costuma ser mencionada com) aprendizado automático e deep learning. Essas disciplinas envolvem o desenvolvimento de algoritmos de IA, modelados de acordo com os processos de tomada de decisão do cérebro humano, que podem "aprender" com os dados disponíveis e fazer classificações ou previsões cada vez mais precisas com o passar do tempo.” Fonte: IBM
No âmbito jurídico, a IA tem encontrado aplicação em diversas áreas, desde a análise preditiva de decisões judiciais até a automação de processos de pesquisa jurídica. Ela permite que advogados e juízes analisem grandes volumes de dados legais de forma eficiente, identifiquem padrões e façam previsões com base em cenários históricos.
Para tanto, contar com provedores de tecnologia que entregam soluções para desafios diários de profissionais do Direito, oferecendo agilidade, performance e atendendo aos mais rigorosos padrões de proteção de dados, é essencial.
Principais conceitos de IA
Tipos de IA
IA Estreita (Narrow AI)
Também conhecida como Inteligência Artificial Fraca, refere-se a sistemas de IA projetados e treinados para realizar tarefas específicas dentro de um domínio limitado. Estes sistemas são especializados em executar uma função particular de maneira eficiente, como reconhecimento de voz, recomendações de produtos, tradução automática, entre outros. Apesar de sua especialização, eles não possuem capacidade de generalização ou compreensão ampla.
IA Geral (General AI)
Também chamada de Inteligência Artificial Forte, é o conceito teórico de uma IA que possui a capacidade de entender, aprender, raciocinar e resolver problemas de maneira semelhante à inteligência humana. Esta forma de IA seria capaz de aplicar seu conhecimento e habilidades para uma ampla variedade de tarefas e contextos, adaptando-se às mudanças e aprendendo com experiências passadas. Atualmente, a IA geral é mais um objetivo futuro do que uma realidade prática.
Design da Informação
Este termo refere-se a um nível hipotético de IA que superaria significativamente a inteligência humana em todos os aspectos cognitivos, incluindo criatividade, raciocínio estratégico, e tomada de decisões complexas. A IA superinteligente seria capaz de resolver problemas que atualmente estão além da compreensão humana, e poderia potencialmente melhorar a si mesma de forma exponencial. Este conceito é frequentemente discutido em contextos futuristas e especulativos sobre o desenvolvimento da IA.
A IA está transformando diversas indústrias, melhorando eficiência, precisão e experiência do usuário. Conheça algumas aplicações dessa tecnologia:
- Recomendações personalizadas: plataformas de streaming usam IA para recomendar conteúdos e produtos com base no histórico de usuário.
- Assistentes virtuais: usam IA para entender e responder perguntas dos usuários.
- Reconhecimento facial: utilizado em segurança, redes sociais e aplicativos móveis para identificação de pessoas.
- Processamento de linguagem natural: IA é usada em ferramentas de tradução automática, análise de sentimentos em redes sociais e chatbots.
- Veículos autônomos: carros e drones autônomos usam IA para navegar sem intervenção humana.
- Saúde: IA é aplicada em diagnósticos médicos, análise de imagens médicas e descoberta de novos medicamentos.
- Finanças: análise preditiva, detecção de fraudes e recomendação de investimentos são áreas onde a IA é amplamente utilizada.
Links úteis
Amplie seu conhecimento sobre IA
5 principais dúvidas sobre Inteligência Artificial
A era da inteligência artificial
Inteligência Artificial na Thomson Reuters
A IA vai revolucionar e transformar o futuro do trabalho para profissionais em todo o mundo. A Thomson Reuters está na vanguarda do movimento de IA e demonstramos nosso compromisso por meio do investimento anual de mais de US$ 100 milhões em IA.