Sinais de que sua empresa precisa de um upgrade de privacidade de dados - Parte 1

Não é segredo que a proteção e o manuseio de dados aumentam há algum tempo, com leis mais rigorosas agora em vigor, organizações estão envolvidas em incidentes de violação de dados.
As empresas estão bem cientes de que o cenário atual é realmente desafiador. De fato, de acordo com uma pesquisa da Thomson Reuters realizada em julho de 2019 com organizações mundiais, 42% revelaram que desde a sua introdução, o GDPR teve pelo menos algum efeito em seus negócios. Isso indica que as regras e regulamentos globais de privacidade de dados certamente não são uma reflexão tardia para as empresas da região Ásia-Pacífico, independentemente de operarem ou não além-fronteiras. Se você estiver nessa posição, a seguir, é apresentada uma lista de sinais de alto valor para observar para qual sinalizador uma atualização de privacidade de dados vale o seu próximo investimento em compliance...

1. Suas políticas são atualizadas de forma irregular:

Embora amplos recursos de segurança, incluindo a presença de Diretores de Informações totalmente dedicados, sejam importantes em grandes empresas, não assuma que isso seja suficiente para manter suas políticas de privacidade de dados em pé de igualdade com as últimas regras e regulamentos em sua região. O compliance da privacidade de dados é informado por forças externas, como leis e regulamentos locais e nacionais nas respectivas jurisdições. Essas leis de privacidade de dados podem estar sujeitas a alterações e podem depender de climas sociopolíticos, inovações tecnológicas e processos judiciais em desenvolvimento.

Se você estiver operando em mais de um país, ter políticas localizadas da empresa que reflitam as leis jurisdicionais mais recentes pode ser desafiadora e demorada para os profissionais do direito, que devem permanecer no topo das leis em constante mudança.

A privacidade dos dados do cliente, por exemplo, é uma área altamente regulamentada em que os padrões podem mudar rapidamente. Suas políticas precisam ser igualmente ágeis para mitigar riscos em uma infinidade de regulamentos. Atualizar suas políticas regularmente e instilar um sistema competente para evitar atrasos em um nível granular é essencial.

2. Muitas vezes você não tem certeza do clima jurídico:

A estratégia começa com a compreensão do status quo e como isso afeta o cenário em que você está jogando. Caso sua equipe jogue em vários cenários em vários mercados, você precisa ser estratégico. Sempre mapeie quais dados você tem ou pretende coletar e descubra se as leis locais afetarão isso. Lembre-se de que, ao operar seus negócios em um ambiente global, suas políticas e procedimentos de dados também precisam ser desenvolvidos com outros países em mente. Esforçar-se não apenas para entender e interpretar as leis, mas também para os pontos de vista dos 100, senão 1000, de várias autoridades governamentais sobre privacidade de dados, ajudará sua equipe a responder perguntas complexas de compliance para suas atividades comerciais.

Por exemplo, digamos que sua empresa esteja coletando dados de vendas em seis países diferentes. Você delega as tarefas de levantamento dos cenários locais de compliance de privacidade de dados aos funcionários locais de cada país. Esses funcionários precisam investigar e ajudá-lo a definir os termos por quanto tempo os dados de vendas de cada país podem ser retidos. Talvez um ou dois desses funcionários sejam responsáveis ​​por mais de um país.

Não apenas isso, mas eles vivem em fusos horários diferentes do outro país pelo qual são responsáveis.

Além disso, as perspectivas das agências governamentais locais de armazenar esses dados em todas as jurisdições em que você faz negócios também precisariam ser consideradas para melhor desenvolver esses termos. Às vezes, essas agências elaboram a lei para um determinado contexto, portanto devem ser cumpridas. Sua empresa e seus funcionários precisariam comparar jurisdições concorrentes com posturas de autoridade para implementar a política de privacidade de dados compatível em cada país. Esse turbilhão de responsabilidades para você e seus funcionários pode parecer assustador, mas deve ser rastreado.

3. Suas equipes jurídicas estão isoladas:

Se sua empresa está explorando novas oportunidades e investimentos exclusivos, isso ainda pode ser um negócio arriscado de várias maneiras - especialmente se os investimentos ocorrerem em um país onde alguns membros da equipe nunca haviam operado antes. Como vimos em outros contextos, como quando dois aplicativos ou divisões de software de uma empresa têm problemas para se comunicar, esse efeito deve ser evitado para que possa permanecer eficiente. Essa mesma noção pode ser aplicada à privacidade dos dados e às equipes jurídicas transnacionais. Às vezes, as equipes são eficientes com esse tipo de compartilhamento de informações transnacionais, principalmente com a privacidade de dados. Outras vezes, a falta de comunicação entre fronteiras pode levar a um desastre de compliance para um novo produto ou projeto.

É importante observar que o compliance com a proteção de dados custa em média menos que o não compliance - lembre-se disso na próxima vez que você considerar que a colaboração e o compartilhamento contínuos de informações para privacidade de dados não são uma prioridade!

 

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