O potencial do Blockchain para a Sustentabilidade

Tara Norton, diretora administrativa, e Michael Rohwer, diretor associado da BSR, discutem o potencial do uso do blockchain para a sustentabilidade da cadeia de suprimentos e o que é necessário para atingir esses objetivos.
Adaptado de Blockchain’s potential for sustainability, para o Answers On.

Precisamos falar sobre blockchain. O Blockchain oferece imensas oportunidades para atingir metas de negócios e sustentabilidade, mas será necessária uma colaboração séria para liberar todo o seu potencial.

As empresas estão experimentando aplicativos de blockchain para alcançar objetivos competitivos e por que não?

Mas o blockchain não é software como serviço: a promessa do sistema de contabilidade distribuída é mudar radicalmente um sistema; Ele oferece uma oportunidade única para criar responsabilidade, transparência e privacidade, tudo ao mesmo tempo. Isso é atraente em um momento em que a confiança nas instituições está em declínio. O Blockchain oferece a possibilidade muito real de transformar verdadeiramente as cadeias de suprimentos - para criar as cadeias de suprimentos transparentes, rastreáveis e equitativas que muitos de nós imaginamos. E para isso, precisamos de colaboração, não de competição.

 

Quando considerar o Blockchain

Empresas e organizações globais estão começando a aplicar blockchain para resolver problemas. Algumas empresas estão criando contratos inteligentes que só são executados quando a sustentabilidade ou outras condições são atendidas. Outros estão usando-o para superar os desafios de rastreabilidade de “primeira milha”, em que rastrear uma mercadoria em primeira instância é difícil na ausência de mercados ou identidades formais. Há aplicações florescentes que criam identidades e pagamentos para agricultores ou mineradores, onde os mercados formais são escassos - e aplicativos que identificam exatamente como o atum entrou nessa lata. Existem até oportunidades para as empresas rastrearem as origens de sua eletricidade de volta à sua fonte.

Identificamos quatro situações em que um esforço colaborativo de blockchain pode ser uma solução particularmente eficaz:

  • Quando há fraude ou falta de confiança em um sistema;
  • Quando há várias partes para uma transação;
  • Quando há alegada desigualdade em pontos-chave de um sistema;
  • Quando houver necessidade de alinhar incentivos díspares em um sistema.

São situações em que uma autoridade central é um impedimento; onde a abordagem distribuída e descentralizada do blockchain pode criar confiança, transparência e segurança. Algumas ou todas essas situações podem surgir em algum momento de sua cadeia de suprimentos. No entanto, falta o ponto de descentralização para empresas individuais aplicarem essa tecnologia de forma independente em suas próprias cadeias de fornecimento, particularmente quando as cadeias de suprimentos das empresas se sobrepõem. A ação coletiva será mais eficaz.

Considere o seguinte: Se uma solução de blockchain para rastreabilidade em algodão cultivado de forma sustentável não for confiável para os fiandeiros e, portanto, não for usada, o valor desse algodão será perdido antes mesmo de ser transformado em fio.

Se as empresas de vestuário não concordarem com o tipo de dados que gostariam de ver ou com o fabric blockchain subjacente para usar antes de implantar uma solução, elas correm o risco de uma duplicação de sistemas, o que seria totalmente contrário à promessa blockchain.

 

Os elos mais fracos do Blockchain

Outra razão convincente para colaboração é que o mundo do blockchain ainda é o oeste selvagem. É fácil esquecer que atualmente há um número limitado de projetos ao vivo, a maioria deles ainda em fase piloto, muitos dos quais nunca surgirão além dessa fase.

Há riscos de blockchain que não entendemos completamente e nem mesmo sabemos ainda. Também existem riscos de que estamos cientes: primeiro, blockchain é inerentemente virtual, o que pode aumentar a probabilidade de lidar com atores desagradáveis.

Em segundo lugar, a demanda de energia para certos sistemas blockchain pode ser astronômica. Embora novos projetos estejam entrando em prática para mitigar esse uso de energia, isso continua sendo uma consideração.

Terceiro, blockchain não é imune ao desafio “lixo no lixo”; muito precisa ser feito para garantir que as informações inseridas em um blockchain sejam uma gravação digital precisa do que está acontecendo no mundo real.

Finalmente, a segurança da informação é fundamental. Um sistema bem projetado deve ser seguro e muito difícil de acessar, mas os especialistas concordam que seria possível hackear um blockchain.

Como perceber o potencial do Blockchain

Os críticos podem dizer que o blockchain é exagerado, mas não deve ser subestimado. De acordo com Joseph Lubin, um dos fundadores da Ethereum e agora Consensys, "Demorou cerca de 10 anos a partir de quando a world wide web [começou] ... para quando minha mãe começou a ouvir sobre e-mail."

Este é um momento crítico para a profissão de sustentabilidade - um momento para se unir em torno de grandes ideias, como responsabilidade, transparência e privacidade, e ser a mudança que queremos ver.

Para usar o blockchain para mudar radicalmente as cadeias de suprimento, precisaremos dos jogadores certos ao redor da mesa - de fazendeiros a trabalhadores e donos de fábricas; de financistas a compradores globais e funcionários do governo. Estamos apenas no início desta jornada e, na BSR, estamos otimistas quanto às perspectivas de colaboração para alavancar essa tecnologia a serviço de um mundo melhor.

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA > LEGAL ONE 

A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> PARA QUEM PRECISA DE CONHECIMENTO ESTRATÉGICO > REVISTA DOS TRIBUNAIS 
O Selo Editorial Revista dos Tribunais reúne autores consagrados do meio Jurídico em obras aprofundadas para capacitar os profissionais do Direito, respaldando-os com respostas rápidas, precisas e confiáveis.

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL
Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.

 

Quer saber mais? Preencha o formulário para solicitar um contato

Por favor, preencha todos os campos obrigatórios.

Ao enviar este formulário, você reconhece que leu e concorda com a nossa

Política de privacidade