Networking 2.0 para advogados

A competitividade nos negócios depende de bons relacionamentos e, no ambiente digital, os desafios e oportunidades crescem exponencialmente

A realidade dos negócios é movida a relacionamentos. Tanto que, hoje, isso se tornou uma competência essencial, o networking. Ainda mais em tempos onde o ambiente digital é cada vez mais importante, o advogado do futuro que quiser se sobressair precisa entregar valor a partir de conhecimento e conteúdo.

Este novo mindset exige um planejamento criterioso. O objetivo é ter notoriedade nesse ambiente relacional para então conquistar reputação, respeito entre os pares, diferentes oportunidades de parceria e novos clientes.

“Quem não é visto não é lembrado”. Este ditado, tão verdadeiro nas relações presenciais, também pode ser estendido para os digitais. Conhecer novas pessoas, estabelecer e nutrir relacionamentos com elas são formas de nutrir oportunidades preciosas para o crescimento de carreirae do próprio escritório.

Segundo o Quadro de Advogados da OAB[1] existem quase 1,2 milhão de advogados no Brasil. Esta estatística é a maior prova da concorrência brutal que você costuma encarar todos os dias.

Conheça, neste post, 5 táticas necessárias para se destacar na profissão e garantir um lugar no futuro do Direito.

 

1- Invista no marketing pessoal

A necessidade do networking é marcada por uma premissa básica: realizar um bom marketing pessoal. Essa ferramenta é muito importante para quem quer ser percebido, procurado e reconhecido como expert no que faz.

Levar o marketing pessoal a sério é o primeiro passo para ter sucesso. E investir nesse tipo de iniciativa é muito mais fácil do que parece. A mensagem mais importante é que a primeira impressão é a que fica. E seja sempre você mesmo, sem fantasiar. Afinal, você é um advogado, não um personagem. Suas comunicações precisam refletir sua imagem de advogado do futuro, mas principalmente sua essência. Até porque quem define o seu posicionamento é você, não o canal digital utilizado.

Dê um passo para trás e pense que você é o seu maior cartão de visitas. O que você faz diferente na sua carreira e na sua gestão jurídica? Em que sentido sua compreensão da Indústria 4.0 e do Futuro do Direito é mais ampla que a da concorrência? Que tipo de pessoas e empresas você deseja atrair e conhecer? Autoconhecimento e auto-observação serão muito importantes nessa hora.

 

2- Crie um blog

Um blog é uma das ferramentas certas para quem quer melhorar o networking. Ao adotar essa, entre outras técnicas de marketing de conteúdo, você será capaz de fortalecer sua marca e nome no mercado. Uma estratégia para divulgar o tipo de serviço que presta, sua gestão jurídica e de que formas inova em suas práticas.

Canal direto para expressar suas opiniões e também repercutir temas importantes para o futuro do Direito, no blog você pode contar casos de sucesso e tirar as dúvidas gerais das pessoas que usualmente procuram seu escritório.

É a chance de levar suas ideias para o máximo possível de pessoas. Produzir artigos tanto para leigos como para especialistas o levará a tornar-se uma autoridade na sua área de atuação.

Temas Inteligência Artificial, Blockchain, Segurança de Dados e LGPD, por exemplo, são grandes tendências jurídicas em discussão no mercado e na sociedade.

 

3- Mantenha atividade das redes sociais

Como é hoje a sua participação nas redes sociais? E não estamos falando das suas relações pessoais, mas profissionais. O crescimento do networking no ambiente digital se dá principalmente pela presença e interação nesses canais. Aproveite pelo menos uma hora por dia para conhecer e estreitar laços com outros profissionais e escritórios que sejam do seu interesse.

Cada rede social pode ser utilizada de diversas maneiras, mas todas elas podem servir como impulsionadoras do seu blog. Ao tomar parte de uma discussão sobre compliance, por exemplo, aproveite para compartilhar o post que você escreveu sobre o assunto.

Veja, abaixo, outras maneiras de utilizar o potencial de cada rede:

 

LinkedIn
Essa rede social corporativa é justamente voltada para o mercado de trabalho. Cada vez mais, ela se revela uma vitrine aberta para um advogado do futuro expor suas experiências e ideias para pessoas em todas as partes do mundo.

Procure pessoas interessantes e interaja diretamente com elas, participe de grupos e debata de maneira sensata sobre os mais diversos temas e sobre gestão jurídica. É uma das melhores formas de realmente mostrar quem você é e quais são seus objetivos profissionais e quais as tendências que te inspiram.

 

Facebook

O Facebook de maneira geral é mais utilizado para assuntos pessoais, mas nada impede de utilizá-lo como um cartão de visitas profissional. É um canal onde você pode compartilhar informações relevantes para clientes em potencial como atualizações legislativas e jurisprudenciais, por exemplo.

 

Whatsapp

Você pode fazer parte de grupos da sua área de atuação ou mesmo sobre assuntos específicos. Por ter um número limitado de participantes é uma excelente maneira de ter um contato estreito com outros profissionais que tenham experiências de vida e mentalidades diferentes.

 

Twitter

Mesmo com um número limitado de 280 caracteres por post, o Twitter pode ser útil para iniciar um pensamento ou discussão. Uma ‘isca’ para que quem esteja interessado continue a leitura do tema no seu blog ou mesmo em outra rede social.

 

4- Retome e mantenha contato com professores e colegas de faculdade

O contato com colegas e professores de faculdade tende a diminuir depois da formatura. A vida profissional começa ‘de verdade’ e não sobra tanto tempo para as conversas de antigamente.

Pois saiba que essas pessoas que já fizeram parte do seu convívio podem acrescentar muito à sua vida profissional. Procure-as nas redes sociais, sonde o que estão fazendo atualmente.

O contato com outro colega de profissão, principalmente os que atuam em uma área diferente da sua, pode ser valioso para trocar novas experiências que ajudem na gestão jurídica ou até indicar novos clientes. Uma excelente estratégia para estabelecer uma relação de confiança e parceria no meio profissional.

 

5- Marque presença em eventos

Seja em eventos presenciais ou online, a presença em conferências, congressos, palestras e seminários é essencial para fazer networking, uma maneira certeira de conhecer gente nova, trocar experiências e aumentar o círculo social.

No caso de eventos físicos, lembre-se sempre de levar muitos cartões de visita. Deixe a timidez de lado: aproxime-se dos outros participantes, apresente-se e tente fazer amizade. Participe ativamente das discussões propostas pelo evento e quando o assunto realmente interessar converse com o palestrante depois.

Faça muitas anotações e peça as redes sociais das pessoas que conheceu. Quando chegar ao escritório organize todo o material coletado, não se esquecendo de adicioná-las e iniciar um contato amigável.

A Thomson Reuters, por exemplo, promoveu somente o ano passado mais de 60 eventos e 230 lançamentos de livros em 11 cidades brasileiras. E, em 2019 a agenda será ainda mais intensa. Uma grande oportunidade para você participar e melhorar ainda mais sua rede de contatos.

Além disso, no mesmo ano a Thomson Reuters iniciou sua parceria com o FLIC (Future Law Innovation Center powered by Thomson Reuters), primeiro centro de inovação mantido pela empresa na América Latina. O espaço promove cursos, eventos e discussões sobre o futuro nos ambientes da Indústria 4.0, aordando design think, inovação, programação, inteligência artificial e outros temas.

Essa ação, além de trazer um espaço dedicado a encontros profissionais que catalisam a inovação, faz parte da estratégia de Innovation Sponsor. Um posicionamento que inclui também a realização de atividades como os Accelerator Days for Lawtechs (espécie de hackathon onde startups desenvolvem propostas inovadoras).

 

Networking x Notworking

Uma dica importante: agir de maneira esporádica não garante que um advogado do futuro tenha sucesso em seu networking, é necessário que uma estratégia séria seja feita e cumprida como parte da rotina, com frequência. E tenha a consciência de que é uma semente sendo plantada, um trabalho longo que exige planejamento, dedicação e paciência.

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