Jurídico incansável: Guia para uma prática jurídica preparada para mudanças

Quer saber como engajar os membros do seu escritório ou departamento jurídico e prepará-los para um percurso benéfico de mudanças?
O final do ano é marcado pelas rodadas de planejamento, seja nas empresas, nos escritórios ou com clientes externos. Como garantir pique para executar os planos para 2020?

Os desafios do gerenciamento de mudanças

Em uma era de rápidas mudanças tecnológicas, regulatórias, sociais, ambientais e políticas, a fadiga - resposta física e psicológica à mudança organizacional - pode ter um impacto devastador em sua equipe e na organização como um todo. Agilidade e flexibilidade são palavras de ordem de qualquer escritório ou departamento jurídico com visão de futuro, que procura se manter à frente da curva em uma era de intensa perturbação, concorrência e globalização. Sendo assim, os protocolos de gerenciamento de mudanças devem ser parte integrante do processo de adaptação e governança em qualquer organização que busque competitividade jurídica, eficiência e compliance.

Embora cada equipe jurídica e organização sejam diferentes, existem alguns fatores comuns que podem trazer fadiga durante processos de mudança. Esses fatores incluem:

  •  Estabelecimento de metas irrealistas e maiores responsabilidades para uma equipe já sobrecarregada;
  • Múltiplas iniciativas de mudança simultâneas com prazos competitivos e partes interessadas;
  • Justificativas mal explicadas (ou mal compreendidas) para a mudança;
  • Falta de envolvimento direto com a equipe cujos processos de trabalho e os fluxos serão afetados

Como se preparar para 2020

No contexto de uma equipe jurídica, com transformações digitais e outras pressões (geralmente relacionadas a orçamento, recursos e cargas de trabalho), existe um risco real de que a fadiga causada por mudanças possa diminuir os benefícios e o valor oferecido em qualquer programa debatido. Por exemplo, mesmo em equipes relativamente pequenas, a implementação de planos que se concentram fortemente em lançamentos técnicos sem treinamento apropriado ou engajamento da equipe em relação às novas ferramentas, estruturas ou fluxos de trabalho oferecidos, podem levar a soluções ineficientes ou, em casos extremos, ao abandono por parte dos membros.

Com o planejamento de 2020 a todo vapor, atender a nossa empresa ou clientes do nosso escritório requer a habilidade de adequação a muitas mudanças. As empresas estão imersas em uma transformação digital que já não é mais opcional e, para que sejamos indispensáveis para nossos clientes, é essencial que saibamos como estar preparados para essas mudanças.

Baixe o nosso White Paper Combatendo a fadiga: Dicas rápidas de como preparar uma equipe para mudanças de mindset e tenha o guia completo para entender custo humano e transformação para mudanças.

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA > LEGAL ONE 

A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> PARA QUEM PRECISA DE CONHECIMENTO ESTRATÉGICO > REVISTA DOS TRIBUNAIS 
O Selo Editorial Revista dos Tribunais reúne autores consagrados do meio Jurídico em obras aprofundadas para capacitar os profissionais do Direito, respaldando-os com respostas rápidas, precisas e confiáveis.

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL
Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.

 

Quer saber mais? Preencha o formulário para solicitar um contato

Por favor, preencha todos os campos obrigatórios.

Ao enviar este formulário, você reconhece que leu e concorda com a nossa

Política de privacidade