Indicadores jurídicos: Como usá-los para avançar em 2020

Para evoluir, uma empresa precisa ter consciência de seus pontos de melhoria. Na advocacia, isto não é diferente.

Ter o controle dos índices do escritório (como produtividade, funcionários, ações e carteira de clientes) é essencial para o desenvolvimento do negócio e, principalmente, para que o advogado do futuro esteja preparado para uma era de decisões baseadas em informações.

Constantemente abordado, o termo KPI (do inglês, key performance indicator) se refere a uma prática comum em inteligência de negócios. Algo com que os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos já vinham trabalhando há muito tempo, os indicadores jurídicos. Mas foi a partir da ascensão do big data que estes indicadores comuns e a inteligência de mercado têm ganhado novas nuances.

Big data e Inteligência de mercado

O termo big data é usado para designar a sistematização da análise, extração e o tratamento de quantidades massivas de informação e dados – aquelas que são amplas e complexas demais para serem tratadas por sistemas de processamento convencionais. Essa área tem como alguns de seus desafios a captura, extração, estruturação, processamento, higienização e visualização de dados.

Com o aumento da criação e armazenagem digital de dados, o big data ganhou força e impulsionou áreas que vinham se desenvolvendo, como a Inteligência Artificial e a Jurimetria. Nesse cenário, a tradicional Inteligência de Mercado ganha novos escopos, como o Business Intelligence (BI), focado em analytics; por isso, os tradicionais indicadores se tornam mais abundantes e precisam ser mais certeiros.

Utilize os indicadores a seu favor

Muito mais do que obter números, é preciso que as informações e os dados dos indicadores sejam confiáveis. Além disso, deve saber como defini-los e analisá-los da forma adequada. Por isso, confira algumas dicas para ter mais sucesso nos resultados dos seus indicadores jurídicos.

 

Confiança sempre: indispensável na hora de trabalhar um KPI, é o nível de precisão que o sistema que fornece os dados lhe presta. Leve sempre em consideração a empresa que oferece a você mais confiança na hora de encontrar as respostas que podem levar a sua empresa para frente.

 

Seja específico: seu indicador deve ser específico o suficiente para ser entendido e seguido por todos em uma mesma direção. Se um KPI for muito amplo ou vago, ele resultará em interpretações diferentes, sem alcançar o seu objetivo.

 

Menos é mais: trabalhe com um número limite de KPIs para otimizar e monitorar. Foque

nas métricas mais críticas para o seu sucesso e dê foco ao que interessa.

Pés no chão: na hora de estabelecer um indicador, considere sempre sua viabilidade. Analise ações que ele pode incitar e, principalmente, o nível de controle e tempo que irá exigir de você, entre outros fatores importantes.

Atualize-se: após um determinado período, analise os resultados obtidos nos KPIs e, se necessário, crie novas regras. Se um cenário sofreu mudanças, seu contexto é outro e seus KPIs também devem acompanhar estas transformações.

Vá em frente e confie nos seus resultados

Gerir um negócio a partir de dados precisos, gerados a partir de um centro de informações, é a chave para que o advogado do futuro possa trabalhar com mais confiança e agilidade no escritório. Agora você já sabe a importância dos KPIs, como a tecnologia tem influenciado essa rotina e como pode otimizar seus indicadores. Então, tome a decisão mais confiável. Conheça o Legal One e saiba como a solução irá tornar o 2020 jurídico mais inteligente, rentável e ágil.

 

 

 

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