Go the extra mile: Carreira, Gestão e Tendências no Direito 2.0

Você sabe qual é o significado da expressão go the extra mile? Significa fazer um esforço extra, ir além do necessário para atingir um objetivo. Mas, o que será que ela quer dizer para o Direito 2.0? Ir além do esperado e garantir que o escritório não seja apenas mais um no cenário do Futuro do Direito é um dos sentidos que essa frase pode ganhar nas suas práticas diárias, assegurando sua reputação jurídica e valorização por parte dos clientes.

Para os donos de escritórios de advocacia, fazer o escritório crescer, conquistando mais clientes e credibilidade pode ser uma tradução da frase do inglês para boas práticas cotidianas em busca da excelência. Já os líderes de mercado têm o compromisso de ser exemplo de inovação e ousadia na gestão de escritórios para fazer jus a tal lema.

O resultado, claro, não depende apenas da força de vontade ou desejo dos empreendedores da área do direito. Ter um escritório que está além de seu tempo é questão de aceitar as tendências jurídicas e as mudanças, que reconfiguram o papel do profissional do setor na função de um advogado digital, por exemplo.

A inteligência artificial e a jurimetria também exemplificam essas transformações que vieram para ficar. E quem não pratica ambas, direta ou indiretamente no escritório, deve se adaptar à chegada dessas tecnologias, como por exemplo, com a adoção da Inteligência Artificial.

Mas para onde o advogado deve mirar e direcionar forças no sentido de não desperdiçar energia em ações que não trazem resultados?

É preciso haver um esforço eficiente, portanto, focado em três grandes áreas que serão abordadas a seguir:

 

1 - Carreira;

2 - Gestão;

3 - Tendências.

 

1 - Carreira bem-direcionada

Quando um profissional escolhe atuar no Direito, já sabe que essa é uma área que exige investimento e especialização, além de estar em constante mudança. Buscar expandir seu intelecto e visão de negócio tende não só a tornar a gestão de escritórios cada vez mais eficiente, mas a ditar o ritmo de crescimento das carreiras juridicas.

Mas, é possível, ainda, potencializar essa escalada. No momento em que o advogado percebe que pode atrair para si oportunidades de crescimento por meio de clientes, parceiros, fornecedores e todos aqueles com quem tem contato, ganha um time de aliados. O que contribui para a consolidação de sua imagem no mercado.

É sabido que os capitais intelectuais e simbólicos dos profissionais do Direito são os componentes mais importantes de sua reputação. E estar bem preparado na carreira faz com que o advogado avance em todos os outros âmbitos. Um escritório bem liderado é um negócio de sucesso.

Para estar bem acompanhado no desenvolvimento de carreira, o advogado deve buscar parcerias certificadas. Um sistema de gestão que tenha o embasamento da Revista dos Tribunais — que há mais de 107 anos embasa decisões de profissionais da área — e garanta acuracidade e atualização de suas informações pode se tornar uma ferramenta estratégica.

Em sistemas com essa vantagem, o advogado recebe artigos e informações com antecedência, além de estar bem pautado sobre temas relevantes como: Fake News, Direito Eleitoral Digital, Tributação na Nuvem, GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

Para além do sistema de gestão, o go the extra mile na carreira também depende da participação em eventos e em cursos de especialização.

O FLIC (Future Law Innovation Center), por exemplo, é um centro de inovação na área do Direito, localizado em São Paulo. Lá você pode se inscrever em cursos que abordam temas jurídicos relacionados à tecnologia.

E o Trust Summit se trata de uma série de eventos com sessões de conteúdo e debate que envolvem grandes nomes do mercado e suas inovações em alto grau. Nesse ambiente o advogado reforça ainda mais seu network e pode ver em primeira mão as principais inovações do Direito 2.0.

 

2 - Gestão otimizada pela tecnologia

A gestão de escritórios, quando otimizada pela tecnologia, não pode mais depender de planilhas. Precisa de um sistema que reúna informação e inteligência na mesma interface. Essa ferramenta também deve estar alinhada ao lema go the extra mile.

Mas, quais são as características de um sistema que pode levar o escritório além, rumo ao futuro do direito? Há, pelo menos, cinco que podem ser listadas. Combinadas, elas potencializam o desempenho da equipe e até o relacionamento com o cliente.

 

Entenda mais sobre elas:

Automação: quando o sistema desempenha tarefas sem que seja preciso empregar esforço humano, define-se que é uma ferramenta baseada no conceito de automação. No escritório de advocacia, tanto o workflow quanto a gestão de agenda e dos processos podem ser total ou parcialmente automáticos. Dependendo do sistema, é possível visualizar gráficos que evidenciam o estado atual dos processos por situação. A cada vez que uma doutrina ou jurisprudência é adicionada a processos, um histórico passa a ser montado automaticamente, assim como outras facilidades que permitem a visão global do escritório.

Digitalização: a digitalização pode ser compreendida pelo simples fato de os documentos em pilhas de papel terem se transformado em dados, dos quais o advogado on-line dispõe para conhecer melhor o escritório e o cenário jurídico. Mas também significa que todo o ambiente físico ganha uma versão digital, a partir da qual são feitas as principais tarefas do direito.

Integração: conforme os escritórios crescem, mais áreas e integrantes de equipes vão fazendo parte do ambiente de trabalho. E isso precisa ser reproduzido no modelo do software de gestão jurídica. Quanto mais completa ele for, mais permitirá a segmentação de acessos sem comprometer a integração entre setores. Afinal de contas, por maior que seja, o escritório precisa operar como uma sinfonia afinada.

Computação em nuvem: na palma da mão, no bolso ou na mesa do escritório, com a cloud computing o sistema de gestão de escritórios garante que o profissional jurídico se torne o advogado on-line. Isso porque permite a atuação profissional de qualquer lugar. Você pode consultar informações de embasamento de matérias diretamente do fórum, sem precisar de muito esforço. Também consegue gerenciar o escritório a distância. A computação em nuvem ainda assegura atualizações contínuas e um sistema de segurança de dados e privacidade com maior compliance global.

Segurança: a possibilidade de acesso remoto exige que o sistema de gestão de escritórios seja criptografado e invista em barreiras de segurança. Somente assim a nuvem se torna confiável para armazenar e operar as informações estratégicas e sigilosas com as quais uma equipe jurídica lida todos os dias. Faz parte da segurança, inclusive, limitar o acesso, ao criar perfis de usuários e restrições conforme o papel desempenhado por cada integrante da equipe e para cada cliente, com níveis de acesso seguros e estratégicos.

 

3 - Domínio das tendências jurídicas

À medida que os sistemas de gestão vão se aprimorando, novas tecnologias desafiam os profissionais do direito a romperem o paradigma analógico e fazerem mais e melhor para seus clientes. E, no mundo digital, algumas tendências são mandatórias. A Inteligência Artificial é uma delas, que impulsiona outras tecnologias também igualmente transformadoras.

Quando a IA chega ao cenário jurídico, é capaz de ajudar a desenvolver atividades como a jurimetria. Isso significa que o advogado hoje tem a possibilidade de conhecer muito mais sobre seu próprio escritório. É como se pudesse ter acesso a um DNA digital do próprio negócio. O que potencializa o desenvolvimento e o conhecimento de todo o setor jurídico.

Por mais lenta que seja, a princípio, a adesão a tecnologias robustas, já é possível realizar análises preditivas mais precisas. Também com base na Inteligência Artificial, os dados gerados por tecnologias que estão na vanguarda das tendências jurídicas permitem que o gestor antecipe movimentos estratégicos. É quase como prever o futuro, mas sem mistério, já que as respostas estão nos dados.

Em sintonia com essas mudanças, os contratos também se tornaram inteligentes no Direito 2.0. Essa tendência jurídica é conhecida como smart contract e tem tudo a ver com blockchain. Este sistema que abriga as criptomoedas também passará a reunir os contratos das transações que envolvem dinheiro.

Em vez  de escritos na nossa linguagem, os contratos passarão a ser redigidos em código. Isso significa que a Inteligência Artificial será aplicada a essas documentações, que se tornarão autogerenciáveis. Não será necessário um terceiro elemento para que uma multa contratual seja aplicada. O próprio contrato fará essa ação.

Enquanto todas essas tendências jurídicas não se consolidam, é possível ler sobre elas para se antecipar, além de focar em executar ações diretas de melhoria na gestão e na carreira. Há sistemas tecnológicos que oferecem boa parte do que é necessário para o go the extra mile tão almejado pelo escritório. A Biblioteca de Conteúdo da Thomson Reuters antecipam essas tendências e tecnologias com base em suas inovações globais.

Essas ferramentas tecnológicas não só facilitam a gestão dos escritórios jurídicos. Elas também instruem o profissional com conteúdos exclusivos sobre legislação e tendências, de modo que ele se torne cada vez mais o advogado on-line.

 

Se você aprecia esse assunto, conheça Legal One e tenha tecnologia, expertise humana e informações confiáveis para uma prática #SemPrecedentes.

 

 

 

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA > LEGAL ONE 

A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> PARA QUEM PRECISA DE CONHECIMENTO ESTRATÉGICO > REVISTA DOS TRIBUNAIS 
O Selo Editorial Revista dos Tribunais reúne autores consagrados do meio Jurídico em obras aprofundadas para capacitar os profissionais do Direito, respaldando-os com respostas rápidas, precisas e confiáveis.

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL
Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.

 

Quer saber mais? Preencha o formulário para solicitar um contato

Por favor, preencha todos os campos obrigatórios.

Ao enviar este formulário, você reconhece que leu e concorda com a nossa

Política de privacidade