1. Homepage
  2. Soluções jurídicas
  3. Blog Jurídico
  4. Escritório jurídico: como alcançar produtividade em home office

June 10, 2020

Escritório jurídico: como alcançar produtividade em home office

A produtividade em tempos de home office pode ser impactada em escritórios de advocacia caso não sejam observados detalhes de extrema importância, como a comunicação frequente com a equipe e o uso de ferramentas adequadas. Este artigo tem dicas valiosas sobre como manter seu time ativo e em equilíbrio.

A mobilidade propiciada pela tecnologia transformou em muitos aspectos as atividades de um escritório jurídico. E em situações como a atual pandemia causada pelo novo coronavírus, o trabalho em home office se impõe a qualquer empresa que zele pela saúde de seus sócios e colaboradores.

Agora, se dados em Nuvem podem ser acessados a partir de qualquer lugar e facilitam o contato contínuo da equipe com a empresa, é fundamental compreender como otimizar o tempo e ganhar produtividade em um longo período distante do convívio físico dos funcionários.

Bons hábitos conciliam bem-estar e produtividade


A gestão de escritório de advocacia com funcionários em trabalho remoto envolve atenção a eventuais desafios a vencer. O trabalho em home office demanda equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

É interessante que tanto sócios de um escritório jurídico como seus colaboradores definem uma rotina de trabalho nesses períodos em que encontros presenciais não são possíveis. Essa atitude faz diferença na hora de evitar procrastinação ou falta de organização. 

Uma orientação é seguir com atividades típicas do trabalho externo, como acordar com o despertador tocando e vestir uma roupa adequada ao ambiente profissional. Essas ações são úteis para ajudar a manter o foco.

Também é fundamental traçar uma estratégia a fim de que seja possível encerrar o expediente de modo tranquilo. Estipular limites para acesso a e-mails ou aplicativos de trabalho fazem toda a diferença.

Não é fácil parar uma atividade no meio, mas a ausência de carga horária bem definida pode prejudicar o bem-estar das pessoas, inclusive a relação com familiares.

Atenção a dificuldades encontradas pela equipe

Um detalhe a ser levado em conta é que alguns colaboradores conseguem aumentar muito a concentração durante o home office, enquanto que essa situação de permanecer distante dos olhares de líderes se torna um desafio para outros.

Por isso, é uma prioridade na gestão de escritório jurídico o acompanhamento constante da equipe.

Orientar e dar suporte na preparação de um espaço próprio para as atividades profissionais ajuda a limitar distrações. Além disso, aumenta as chances de obter um ambiente propício a estudos para fundamentações consistentes.

Além disso, auxiliar na criação de um fluxo de tarefas é interessante naqueles casos em que profissionais encontram dificuldades de autogerenciamento.

Comunicação é fundamental para estabelecer proximidade

Gestores de escritório de advocacia devem estar acessíveis a colegas, funcionários e clientes. Além disso, precisam conversar com sócios e colaboradores para que todos eles fiquem disponíveis em horários pré-definidos.

Para que o trabalho remoto em home office funcione bem, é essencial que a comunicação flua adequadamente e de modo rápido entre aqueles que se relacionavam no dia a dia presencial do escritório jurídico.

Uma sugestão para se aproximar da equipe é criar uma reunião diária para diálogos sobre prioridades e atividades realizadas durante o expediente. Assim, é mais simples manter o time em sintonia e identificar qualquer problema que surja antes que ele cresça.

Software jurídico a favor do home office


A tecnologia já permite fazer variados trabalhos de um escritório jurídico em casa. No entanto, o sucesso na hora de desenvolver as atividades depende das ferramentas ideais.

A internet por si só já torna possível pesquisas e consultas fundamentais, mas é a evolução do cloud computing, com o armazenamento de dados em Nuvem, que viabiliza um trabalho remoto de qualidade na área jurídica.

Para aproveitar as principais vantagens da modernidade de modo pleno, vale contar com ferramentas como a plataforma de gestão Legal One™, um software jurídico que combina informação, tecnologia e inteligência para dar respaldo a decisões de escritório de advocacia, corporações e governo.

Com recursos tecnológicos de ponta, obter mobilidade e a capacidade crescente de lidar com diferentes informações para embasar ações é muito mais prático e seguro.

Aproveitar todos os benefícios do trabalho remoto é cada vez mais acessível a escritórios jurídicos de diferentes portes por conta do surgimentos de recursos tecnológicos ideais.

A um advogado sócio que deseja usufruir das vantagens do home office com a sua equipe, é importante fazer uma avaliação se as estratégias que planejou para essa modalidade de trabalho estão adequadas à sua situação, permitindo a manutenção do seu bem-estar, a qualidade do serviço prestado à empresa e a satisfação dos clientes. O equilíbrio é a chave para o sucesso do home office, principalmente em tempos de Covid-19.

Quer conhecer o Legal One™? Acesse o site e solicite uma demonstração da ferramenta!
 

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA | LEGAL ONE 
A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> SAIBA TUDO SOBRE O TRABALHO EM NUVEM
Veja como escritórios mantém a produtividade, de qualquer lugar. Leia o ebook (https://www.thomsonreuters.com.br/pt/juridico/legal-one/biblioteca-de-conteudo-juridico/seguranca-e-eficiencia-com-legal-one.html

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL
Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.