blogpost

Dicas importantes para montar um novo escritório de advocacia  Muitas sociedades estão sendo encerradas durante a pandemia do Covid-19. E, para quem pensa em montar um novo escritório de advocacia, há detalhes fundamentais que devem ser levados em consideração antes desse importante passo. Para saber quais são eles, vale a pena ler este artigo. 

Muitas sociedades estão sendo dissolvidas durante a pandemia do novo coronavírus. Isso criou uma realidade em que profissionais precisam buscar alternativas para o exercício de seus ofícios. E como cursos jurídicos não costumam ensinar sobre gestão e mercado, montar um escritório novo pode parecer difícil. Mas não é. 

Só que, além de definir uma área de atuação e ficar atento a detalhes burocráticos, quem pretende dar esse passo deve aproveitar o momento para conhecer melhor os benefícios que a tecnologia traz ao ramo da advocacia. Se está procurando informações relevantes sobre como montar seu escritório, vale a pena conferir este artigo. 

Iniciando uma nova sociedade

A sociedade em um escritório jurídico sempre é do tipo simples, posto que o Estatuto da Advocacia e a OAB (EAOAB) não permite que ela seja do tipo empresarial. E um detalhe interessante é que até mesmo um único profissional pode formá-la:

Sociedade com um único sócio

Devido a mudanças recentes no Estatuto da Advocacia, o advogado pode atuar individualmente como uma sociedade. Ela é chamada sociedade unipessoal de advocacia. 

Assim, é possível enquadrar suas próprias atividades no sistema de tributação Simples Nacional. E os valores de impostos são menores do que aqueles pagos por quem exerce o ofício como profissional liberal.

Sociedade com dois ou mais sócios

Quem quiser constituir uma sociedade com mais participantes deve ter atenção porque os sócios devem obrigatoriamente estar inscritos na OAB, não podem ser impedidos de advogar e nem participar de nenhuma outra sociedade no mesmo Conselho Seccional. Além disso, a sociedade não pode incluir nenhuma outra atividade exceto advocacia. 

E uma dica valiosa é contar com um contrato elaborado com definições bastante objetivas sobre responsabilidades e direitos de cada um dos envolvidos. Isso é muito útil caso venham a acontecer desentendimentos posteriormente. 

Planejando o funcionamento do dia a dia

Quanto mais completo o planejamento das ações a serem realizadas e as respectivas implementações, é possível obter maior segurança para o pleno funcionamento do escritório.  

O ideal é fazer todo o controle de gastos, desde o que vai ser despendido para montar o escritório de advocacia que deseja, contemplando o aluguel de uma sala e até mesmo cadeiras e outros móveis usados pelos sócios e os clientes. 

Antes de começar a atender, é válido entender sobre gestão de contratos, faturas e adiantamento e reembolso de custas, entre outros detalhes próprios do cotidiano desse tipo de organização. Saber sobre contratação para trabalho remoto e serviços de implementação remota de softwares é válido também caso pense em ter funcionários nesse período de pandemia. 

A fim de equilibrar o funcionamento das atividades no dia a dia de um jeito prático, vale a pena contar com a solução Legal One, da Thomson Reuters.  

Vantagens do Legal One e o trabalho na Nuvem

Manter um escritório de advocacia novo pode ser bem desafiador por conta do tamanho reduzido da equipe. Por isso que é interessante dispor do software jurídico Legal One.  

Essa ferramenta vem com recursos que combinam gerenciamento de dados, conhecimento e inteligência para permitir o embasamento de decisões estratégias, a mitigação de riscos e atuação preventiva em relação a desafios que possam surgir. 

É uma aplicação que auxilia no acompanhamento dos processos, gestão dos serviços judiciais e extrajudiciais, administração da agenda dos advogados e ainda conta com o conteúdo confiável da Revista dos Tribunais. Tudo em um único sistema. 

Com funcionamento baseado em cloud, também conhecido como nuvem, dá liberdade para que você e sua equipe exerçam trabalho remoto, inclusive em home office.  

Não é necessário investir em servidor próprio da sua empresa e a grande experiência da Thomson Reuters no setor aumenta a segurança dos dados do seu escritório.

Além disso, o Legal One oferece implementação remota, sem sair de casa, para que seja possível montar um escritório do zero de forma ágil e segura. Uma solução muito útil para esse momento de pandemia da Covid-19. 

Trabalhar em cloud é atrativo porque dá mais agilidade e escalabilidade às atividades do advogado. Ações importantes, como pesquisas e contatos com clientes, são simplificadas e contam com redução de custos pelo acesso a dados da empresa rapidamente em diferentes situações. 

Quer saber mais sobre como escritórios acessados por meio da nuvem se beneficiam de agilidade, escalabilidade, redução de custos e outras vantagens? Nós, da Thomson Reuters, vamos contar para você em um Fact Sheet completo e informativo. Leia-o aqui ou acesse nosso blog. 

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA | LEGAL ONE 
A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> SAIBA TUDO SOBRE O TRABALHO EM NUVEM
Veja como escritórios mantém a produtividade, de qualquer lugar. Leia o ebook (https://www.thomsonreuters.com.br/pt/juridico/legal-one/biblioteca-de-conteudo-juridico/seguranca-e-eficiencia-com-legal-one.html

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL
Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.