Como seu escritório pode usar Inteligência Artificial para melhorar os resultados dos clientes

Adaptado de How Your Firm Can Use AI-Powered Tools to Improve Client Outcomes, por Shane Conroy para o Legal Insight

A inteligência artificial (IA) já está mudando o mercado do Direito. Muitas empresas estão adotando ferramentas do portfólio (em rápida expansão) de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial para ajudar seus profissionais a potencializarem o relacionamento com os clientes e oferecer melhores resultados.

A crescente indústria de tecnologia jurídica está colocando um conjunto cada vez maior de ferramentas de Inteligência Artificial nas mãos de escritórios de advocacia. Atualmente, a maioria das ferramentas está focada em aliviar o fardo da revisão, análise e pesquisa de documentos. Como todas as soluções de tecnologia jurídica, o objetivo das ferramentas com tecnologia de inteligência artificial é oferecer aos advogados novas formas de facilitar a resolução justa, rápida e barata de disputas e responder de forma mais adequada às necessidades dos clientes.

Nesta primeira parte desta série de três artigos, exploramos como seu escritório pode alavancar avanços em IA, revelamos como identificar oportunidades de usar ferramentas baseadas em AI para melhorar o relacionamento com seus clientes.

 

Pensando sobre o futuro da tecnologia

Quais áreas de sua prática podem se beneficiar da automação e da inteligência artificial?

Como outras indústrias, as áreas da prática legal mais receptivas ao uso de ferramentas com tecnologia de inteligência artificial são aquelas que são repetitivas ou exigem colaboração entre equipes grandes. A IA já está incorporada no fluxo de trabalho de algumas empresas e está ajudando os advogados a simplificar a revisão de documentos, priorizar e gerenciar projetos e descobrir tendências de mercado.

“Atualmente, temos um conjunto de aplicações com tecnologia de inteligência artificial cobrindo áreas tão diversas quanto diligências prévias, e-discovery, verificação e alocação de trabalho, o que nos permite garantir que estamos usando as aplicações certas para resolver o problema certo”, diz Robert Regan, Sócio do Corrs Chambers Westgarth.

Da mesma forma, o escritório Gilbert + Tobin está “usando ativamente software de codificação preditiva em ferramentas de e-discovery e análise de contratos para auxiliar nos exercícios de due diligence de M & A”, segundo Caryn Sandler, Diretora de Conhecimento e

"Também estamos investigando casos de uso alternativo para IA, como análise de tendências de mercado e testes rigorosos dos algoritmos e sistemas de inteligência artificial para identificar oportunidades de fornecer serviços jurídicos aprimorados", diz ela.

 

Muitas informações sobre Inteligência Artificial? Desbloqueie o mapa da IA e identifique sua posição atual para saber como avançar. Acesse o teste Onde está o seu jurídico e trace sua jornada para a vanguarda do Direito.

 

Enquanto a IA e a automação estão transformando o setor jurídico, a estratégia de tecnologia ideal varia de empresa para empresa. A aquisição de soluções de software existentes provou ser uma maneira rápida e fácil de acessar alguns dos ganhos imediatos de eficiência prometidos pela automação. Para as grandes empresas, no entanto, uma estratégia de investimento mais ambiciosa poderia ser compensadora a longo prazo.

Estratégias holísticas que envolvem o estabelecimento de espaços de trabalho colaborativos com desenvolvedores e o engajamento de desenvolvedores para criar produtos únicos e individuais podem ajudar a colocar seu escritório na vanguarda de um mercado em constante mudança. Combinar uma solução com um ponto problemático é a chave para o sucesso na implementação de qualquer solução de tecnologia.

 

Advogados como gerentes de contas

Um dos benefícios da tecnologia jurídica e das ferramentas de inteligência artificial que sobrecarregam as tarefas mais repetitivas e mais trabalhosas e suavizam os problemas da colaboração em larga escala é que os advogados podem dedicar maior atenção à construção e manutenção de relacionamentos com clientes.

Quando se trata do mercado jurídico, ferramentas com tecnologias de IA automatizam processos operacionais, como orçamentos e preços. Mas não são apenas esse tipo de processos que são segmentados por ferramentas de inteligência artificial. Ferramentas como a assistente de pesquisa de informações jurídicas auxiliada por AI ajudam advogados (e até mesmo clientes) a pesquisarem com mais rapidez e eficiência. E o Consultor de Privacidade de Dados oferece aos usuários, advogados ou de outra forma, uma interface de perguntas e respostas baseada em inteligência artificial que pode ajudar a navegar no mosaico global das leis de proteção de dados e privacidade.

O tempo economizado nessas tarefas operacionais e de pesquisa pode ser usado em outro lugar, por exemplo, na construção e manutenção de relacionamentos com clientes ou na busca por novos negócios - duas habilidades-chave para jovens advogados que buscam subir na pirâmide do escritório de advocacia.

 

A ascensão do tecnólogos jurídicos

Para Sandler e Regan, está claro que a IA não é uma ameaça para as empresas, mas sim uma vantagem competitiva fundamental que dá aos advogados mais tempo para se concentrarem em oferecer um trabalho de melhor qualidade e obter melhores resultados para seus clientes.

"Há muito tempo reconhecemos que a prática da lei está evoluindo e estamos determinados a permanecer na vanguarda dessas mudanças", diz Regan. "Entender o que as novas tecnologias podem fazer e como podemos inovar para melhorar nossos resultados e fluxos de trabalho é uma habilidade necessária para os advogados de hoje”, complementa.

Embora a tecnologia e a inteligência artificial possam parecer aterrorizantes para empresas que estão presas à mentalidade de processos ultrapassados, os benefícios das tecnologias legais superam em muito os contras. A aplicação da tecnologia com IA a repetitivos e trabalhosos pain points será fundamental para uma equipe jurídica bem-sucedida do século XXI.

 

 

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA > LEGAL ONE 

A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> PARA QUEM PRECISA DE CONHECIMENTO ESTRATÉGICO > REVISTA DOS TRIBUNAIS 
O Selo Editorial Revista dos Tribunais reúne autores consagrados do meio Jurídico em obras aprofundadas para capacitar os profissionais do Direito, respaldando-os com respostas rápidas, precisas e confiáveis.

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL
Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.

 

Quer saber mais? Preencha o formulário para solicitar um contato

Por favor, preencha todos os campos obrigatórios.

Ao enviar este formulário, você reconhece que leu e concorda com a nossa

Política de privacidade