blogpost

As 6 tendências que o advogado do futuro precisa conhecer ainda hoje

6 tendências tecnológicas que influenciarão os advogados no futuro

A transformação digital refletiu em mudanças no mercado jurídico. Separamos seis tendências que em breve serão a realidade nos escritórios de advocacia:

A tecnologia está integrada à rotina dos advogados, inclusive na segurança das informações:

A cibersegurança (segurança de computadores) assegura a integridade das informações. A tecnologia permite que os sistemas sejam protegidos contra roubo ou danos ao hardware, software ou dados eletrônicos. Junto a isso surge uma nova área no Direito, com o objetivo de garantir a segurança e preservação dos direitos de cibersegurança.

Criptomoedas e novas demandas:

Criptomoedas, chamadas também de moedas digitais, é um ativo digital. Utiliza a tecnologia blockchain e da criptografia para garantir a segurança e a validade das transações comerciais. Uma realidade crescente que precisa ser estudada e acompanhada pelos advogados, principalmente àqueles que buscam uma área de especialização nova e promissora.

Orientar e garantir a aplicação das exigências legais:

O Compliance é um termo que está ganhando espaço. O papel do advogado nesta área e de certificar a conformidade com os regulamentos legais internos e externos e assegurar o cumprimento de normas, garantindo a integridade nas organizações.

Desenvolvimento tecnológico e a necessidade de novas Leis:

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) regula as atividades de tratamento de dados pessoais e garante a segurança nos ambientes virtuais, com a finalidade de proteger e preservar a privacidade dos usuários.

Mudanças constantes na Legislação Tributária precisam ser acompanhadas:

O papel do profissional é assegurar que a legislação será aplicada de forma correta nos processos de apuração de impostos e pagamento de tributos. Além disso, o Direito Tributário é uma das áreas que mais cresce no país, devido a grande demanda. Atualmente, as empresas brasileiras consomem 1.501 horas por ano para cumprir as regras do Fisco que são, em média, 52 normas editadas por dia útil.

Oportunidade para advogados em negócios imobiliários:

Os profissionais jurídicos são fundamentais para orientar as relações de direitos decorrentes da propriedade de bens e imóveis. Assim como o tributário, o Direito Imobiliário está em ascensão e ganhará cada vez mais importância. No último ano, segundo a CBIC, o número de vendas de imóveis subiu 16% e as empresas do setor contabilizaram em caixa cerca de R$4,4 bilhões por meio da capitalização via oferta de ações da Bolsa de Valores.

Faculdades de Direito e as novas necessidades do mercado

As transformações destacam novas áreas de atuação e exigem especialistas para resolverem os novos processos, principalmente àqueles que envolvem as tendências para o setor. 

Desde os estudantes que estão cursando até os que já entraram no mercado de trabalho, os profissionais precisam estar atualizados sobre as mudanças decorrentes da tecnologia.

Segundo Ricardo Chamon, sócio-fundador do CSA Chamon Santana Advogados, a amplitude de conhecimento na área digital será um diferencial para a carreira dos advogados. E alerta que as faculdades precisam atualizar seus conteúdos e a forma de ensinar, pois isso está gerando um atraso na adequação do pessoal mais jovem aos desafios atuais da carreira. 

Veja algumas áreas promissoras para o futuro no jurídico em nossa Biblioteca de Conteúdo e acesse nossos materiais exclusivos.

Simplificando o novo jeito de praticar o Direito

Assim como nas áreas de especialização, a tecnologia também contribui para a prática jurídica dentro dos escritórios. Agilidade, segurança e eficiência são essenciais nesta nova era do Direito. O mercado precisa de profissionais dedicados em resolver os processos, estar próximos de seus clientes, estreitar relacionamentos e serem mais estratégicos em seus argumentos e decisões. Para isso, é necessária uma solução tecnológica como o Legal One™, que contribui para a gestão, simplifica os processos e eleva a produtividade.

O futuro chega mais rápido para quem está preparado. Escolha ter uma performance jurídica inovadora e de excelência. Conheça o Legal One™ e descubra um novo jeito de praticar o Direito. 

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA > LEGAL ONE 

A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> PARA QUEM PRECISA DE CONHECIMENTO ESTRATÉGICO > REVISTA DOS TRIBUNAIS 
O Selo Editorial Revista dos Tribunais reúne autores consagrados do meio Jurídico em obras aprofundadas para capacitar os profissionais do Direito, respaldando-os com respostas rápidas, precisas e confiáveis.

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL
Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.

Quer saber mais? Preencha o formulário para solicitar um contato