blogpost

Os clientes estão se tornando globais mais rápido do que você pensa

Os clientes estão se tornando globais mais rápido do que você pensa. Entenda como o advogado do futuro pode orientar os parceiros nos desafios de expansão. Confira no artigo!

A realidade das empresas de diferentes setores é cada vez mais dinâmica. Alinhadas às tendências, elas buscam expandir seus negócios e, é claro, a tecnologia tem sido uma grande aliada. Mas para os processos burocráticos o suporte de um escritório de advocacia é indispensável.

Tanto é verdade que o advogado vem exercendo o papel de consultor nos projetos de expansão de muitos negócios. As demandas deste tipo de estratégia são cada vez mais comuns.

Em um dia, um de seus clientes no Brasil avisa que está planejando terceirizar seu call center para a Indonésia. Provavelmente, o escritório de advocacia irá trabalhar em demandas, como: abrir uma subsidiária, ler sobre as regulamentações trabalhistas locais e ajudar a fechar um negócio imobiliário para o novo prédio.

O advogado e sua equipe são capazes de atender a esses pedidos, depois de fazer uma pesquisa sobre a legislação indonésia. Mas, no dia seguinte, outro cliente liga. Eles estão expandindo para os Estados Unidos este ano.

Demandas como essas irão se multiplicar mais rápido do que você imagina. E o seu escritório de advocacia está pronto para atendê-las?

Saiba mais no artigo!

Advogados podem ajudar clientes no desafio de tornar-se global

A globalização dos negócios não é exatamente uma novidade. Mas, com a aceleração da transformação digital, o escopo e a velocidade da expansão global dos seus clientes podem surpreendê-lo.

Além do avanço da tecnologia, o cenário é favorável também porque, em 2018, vários acordos comerciais importantes foram assinados, incluindo o Acordo de Parceria Econômica União Europeia-Japão e o Acordo de Livre Comércio Continental Africano.

Com isso, além de territórios internacionais bem estabelecidos, como Canadá, União Europeia e China, outros países vêm se destacando. Suécia e Austrália, por exemplo, se destacam no ranking dos dez melhores países da Forbes para negócios devido aos seus acordos comerciais favoráveis ​​e baixas restrições às importações.

E, para empresas que comercializam serviços em vez de mercadorias, a tendência é igualmente forte. De acordo com dados da DHL Global Connectedness Index 2018, a globalização da informação aumentou para mais de 250% desde 2001.

Embora essa explosão seja certamente o resultado da proliferação da internet, a conectividade traz novos negócios e complexidade. Isso oferece oportunidades para novos fluxos de receita, clientes e talentos.

Contudo, a questão é: o escritório de advocacia está preparado para lidar com os negócios globais dos seus parceiros?

Se o seu cliente tem experiência e recursos para atuar em um importante representante econômico como a China, o que acontece quando ele está fazendo negócios lá e em Hong Kong, Malásia, Tailândia e Vietnã? O advogado é capaz de orientá-lo, ajudando-o a lidar com todas as questões legais necessárias?

A complexidade de domínio e os desafios legais

Mesmo com uma série de ventos contrários como o Brexit, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e as guerras comerciais recentes está claro que o comércio global é o futuro.

Isso significa que as regulamentações que regem os negócios internacionais aumentarão em número, escopo e complexidade. Ou seja, os clientes do escritório de advocacia esperam que o advogado esteja bem preparado para orientá-los, auxiliando na solução das questões relacionadas à expansão global e na superação dos desafios legais.

Empresas de sucesso com escritórios em todo o mundo podem ficar tentadas a presumir que já estão prontas para essas mudanças. Mas o fato é que uma atuação internacional não resolve todos os desafios da globalização crescente.

Para expandir o negócio, as companhias precisam contar com o suporte jurídico adequado.  Diante de tantos desafios, investir em uma solução legal que seja capaz de fornecer conteúdo de qualidade embarcado e funcionalidades práticas para os profissionais jurídicos é fundamental.

Dessa maneira, a companhia garante os recursos de que precisa para apoiar os clientes na expansão do negócio em um país no qual não tem experiência nem recursos.

Um bom software de gestão legal é um recurso valioso que ajuda advogados de todo o escritório a identificar e resolver rapidamente as principais diferenças na lei, viabilizando a atuação internacional das empresas parceiras.

Preparando-se para a expansão global dos clientes

À medida que as barreiras econômicas entre os países diminuem e o comércio internacional aumenta, os escritórios de advocacia globais têm uma vantagem distinta como consultores de confiança para clientes que expandem além de suas fronteiras.

Se você quer atuar como advogado parceiro de empresas em crescimento, certifique-se de ter a tecnologia e os recursos corretos para garantir que o escritório de advocacia consiga lidar com qualquer tipo de demanda, atendendo às necessidades dos clientes com rapidez, consistência e eficácia.

É impraticável esperar que qualquer escritório de advocacia seja um especialista em legislação local para todos os países possíveis aos quais o cliente se destina. Mas com estratégias proativas e investimento no conjunto de ferramentas certo, o advogado pode se destacar e manter seu diferencial competitivo.

Soluções Jurídicas

Blog Jurídico

Encontre respostas de forma ágil sobre a realidade do Direito