6 tendências de inovação para o mercado B2B em 2019

Com potencial disruptivo, as tendências tecnológicas estratégicas atingirão seu ponto de inflexão nos próximos cinco anos

A maneira como percebemos e interagimos com a tecnologia está passando por uma transformação radical. A Inteligência Artificial está desenhando novas fronteiras para os negócios  na Indústria 4.0. Praticamente todos os aplicativos, serviços e gadgets da Internet das Coisas (IoT) incorporam um aspecto inteligente para automatizar ou potencializar processos de aplicativos ou atividades humanas. Representações digitais e processos organizacionais serão cada vez mais usados para monitorar, analisar e controlar ambientes do mundo real – os chamados gêmeos digitais. Combinados com a IA e as experiências imersivas, estes abrirão caminhos para espaços inteligentes abertos.

Mecanismos e parceiros para identificar tendências tecnológicas sobre os negócios criarão vantagem competitiva. Por isso, separamos algumas das cinco principais tendências de inovação para os mercados B2B no próximo ano:

 

1. Uma nova UX com a automação de processos robóticos

O aumento do uso e aplicabilidade de Machine Learning, Inteligência Artificial e redes neurais heurísticas darão às empresas a capacidade de combinar cenários, aumentar a compreensão e tomar decisões preditivas sobre as necessidades e comportamentos dos clientes em tempo real. Essa transformação digital das empresas requer que os fornecedores jurídicos e contábeis estejam alinhados para atender a demandas mais complexas, que exijam maior processamento e inteligência sobre volumetria de dados.

Um exemplo disso seriam os softwares de gestão jurídica que permitem uma gestão mais eficiente, com notificações em tempo real, controle de custos, integração financeira, cadastro e controle de processos judiciais, e compliance global de segurança de dados.

 

2. Aplicativos se tornarão mais inteligentes e personalizados

No próximo ano, veremos os aplicativos digitais intensificando ainda mais a coleta de informações e alterações em suas próprias funcionalidades para melhorar a experiência do usuário. É a integração de recursos e modelos de IA para otimização de produtos e soluções.
Você já pode usufruir disso com aplicativos como o ProView: uma biblioteca digital completa que pode ser acessada através do smartphone ou tablet, e permite acessar  livros eletrônicos de maneira inovadora, acessando seus conteúdos jurídicos e fiscais mais confiáveis a qualquer momento, fazendo apontamentos, criando e compartilhando links.

 

3. Organizações se concentrarão em plataformas baseadas na nuvem

2019 será o ano dos provedores de segurança baseados em nuvem. Esses sistemas são construídos com APIs abertas, o que significa que as equipes de segurança podem integrar rápida e facilmente novas tecnologias às plataformas. Isso garantirá que os clientes possam acompanhar o cenário em rápida evolução. A computação na nuvem oferece aos indivíduos e às empresas de todos os portes um grande leque de recursos com boa manutenção, seguro, de fácil acesso e sob demanda, como servidores, armazenamento de dados e software de aplicativo. Isso proporciona aos escritórios e departamentos maior flexibilidade em relação a seus dados e suas informações, que podem ser acessados em qualquer lugar e hora, sendo essencial para empresas com sedes ao redor do mundo ou em diferentes ambientes de trabalho, abrangendo locais remotos.

 

4. Infraestrutura totalmente programável

A expansão do uso de Software como Serviço (SaaS) já começou. Programabilidade de ponta a ponta significa que as organizações poderão se adaptar rapidamente ao cenário de negócios em mudança e exigir mais de seus aplicativos e dados. Neste modelo, o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária à disponibilização do sistema, e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor pelo serviço, sem precisar de instalação ou de um servidor na empresa. Some a isso o Blockchain e crie os chamados Espaços Inteligentes - ambientes físicos ou digitais povoados por humanos e capacitados pela tecnologia, criando ecossistemas cada vez mais conectados, inteligentes e autônomos.

 

5. Dados são a nova moeda

No próximo período, o foco será cada vez mais transferido para o valor real dos dados, conduzindo uma busca renovada para incorporar a telemetria, coletar e enriquecer os dados. Os dados que formarão o núcleo da verdadeira transformação digital e se tornarão a fonte de novos fluxos de receita, ultrapassarão as fontes tradicionais. Soluções de Edge Computing que facilitam o processamento de dados próximos da origem, entrarão em conjunto com Cloud Computing como modelos complementares, garantindo uma abordagem mais descentralizada necessária para acessar os requisitos de infraestrutura dos negócios digitais. Isso levará a uma mudança nas arquiteturas de informação, com a necessidade de estabelecer dados ricos, começando a direcionar os investimentos em TI.

 

6. Inovação sob compliance

Se dados são a nova moeda, sua segurança e privacidade estão cada vez mais sob vigilância. A GDPR na Europa e a LGPD no Brasil estabelecem novos patamares para a privacidade e segurança de dados. Essas duas regulações são alguns dos grandes marcos de compliance dos últimos anos e mostram que, à medida em que a tecnologia evolui, evoluem também os riscos e necessidade de regulamentação e compliance.

 

 

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA > LEGAL ONE 

A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> PARA QUEM PRECISA DE CONHECIMENTO ESTRATÉGICO > REVISTA DOS TRIBUNAIS 
O Selo Editorial Revista dos Tribunais reúne autores consagrados do meio Jurídico em obras aprofundadas para capacitar os profissionais do Direito, respaldando-os com respostas rápidas, precisas e confiáveis.

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL
Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.

 

Quer saber mais? Preencha o formulário para solicitar um contato

Por favor, preencha todos os campos obrigatórios.

Ao enviar este formulário, você reconhece que leu e concorda com a nossa

Política de privacidade