Relembre alguns momentos do primeiro dia de participação da Thomson Reuters na Fenalaw 2019

Já é fato que a tecnologia vem para empoderar e aumentar a capacidade do advogado de resolver problemas complexos. Como prova temos as discussões de nossas palestras na Fenalaw 2019. Venha conferir o que rolou em duas delas.

Na quinta-feira (23) teve início, em São Paulo, a Fenalaw 2019, o maior evento jurídico da América Latina.

Por mais um ano, a Thomson Reuters foi patrocinadora da Fenalaw, maior e mais completo evento do segmento jurídico da América Latina, que está em sua 16ª edição e aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro, em São Paulo. E a considerar pela quantidade de lawtechs presente no evento, podemos garantir a seguinte premissa: o futuro da prática jurídica já é tecnológico.

Acompanhando o frenesi da evolução digital, a Thomson Reuters trouxe ao seu estande informações sobre softwares de inteligência artificial e gerenciamento jurídico de ponta, assim como contou com a participação de especialistas do Direito para palestrar sobre como a tecnologia tem transformado este mercado. Confira aqui dois dos mais de 10 temas discutidos em nossos 3 dias de evento:

Direito e tecnologia, as linguagens para reprogramar a Sociedade

Por Camila Rioja Arantes, da Storm.Io e Insper

Camila começou apontando o fato de que vivemos em um mundo cada vez mais ágil e conectado, em que vemos novas tecnologias sendo lançadas diariamente, alcançando grandes marcas de usuários em um curto período de tempo.

Esta adesão acelerada se dá pela facilidade de acesso a internet que temos hoje, que permite uma divulgação mais ampla, possibilitando, assim, alcançar com mais facilidade o público certeiro (aqueles que estão atrás destas novas tecnologias).

E tamanho impacto tem surtido efeito em várias áreas da sociedade, inclusive no Direito. Como exemplo, temos a Jurimetria, que trabalha com estatísticas do jurídico que visam compreender, através de softwares específicos, as probabilidades dos resultados de uma determinada consulta, a fim de prever quais as melhores decisões para seguir com os processos.

Por isso é importante estarmos sempre atentos às inovações do mundo, de modo a analisar o quanto as novas tecnologias podem nos auxiliar a reprogramar a sociedade como um todo, inclusive no meio jurídico.

Direito das Startups

Por Erik Frederico Oioli, Insper | CEU Law School | Coordenador do curso Direito para Startups da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP

Primeiro, Erik definiu o que são startups: empresas emergentes que têm como objetivo desenvolver ou aprimorar um modelo de negócio por meio da tecnologia e da inovação. Só que por estarem em suas fases iniciais, ainda necessitam de suporte jurídico para melhor se estabelecerem no mercado. Mas estas leis ainda não existem, embora já tenha uma iniciativa para se criar normas e práticas para o setor. E é aí que os profissionais do Direito devem atuar.

Disse, ainda, que os advogados não devem temer que estas inovações substituam suas posições no mercado, dado que estas soluções vêm para substituir os trabalhos manuais, permitindo a eles um trabalho cada vez mais estratégico, que possibilite o desenvolvimento de novas formas de atuação ao criar novos ramos no direito.

Por isso é importante abrir a mente e se aliar a este segmento de mercado tão promissor.

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA > LEGAL ONE 

A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> PARA QUEM PRECISA DE CONHECIMENTO ESTRATÉGICO > REVISTA DOS TRIBUNAIS 
O Selo Editorial Revista dos Tribunais reúne autores consagrados do meio Jurídico em obras aprofundadas para capacitar os profissionais do Direito, respaldando-os com respostas rápidas, precisas e confiáveis.

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL
Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.

 

Quer saber mais? Preencha o formulário para solicitar um contato

Por favor, preencha todos os campos obrigatórios.

Ao enviar este formulário, você reconhece que leu e concorda com a nossa

Política de privacidade