1. Homepage
  2. Soluções inteligentes para o mercado corporativo
  3. Recriando o amanhã, juntos: perspectivas para 2021

December 21, 2020

Recriando o amanhã, juntos: perspectivas para 2021

O que podemos esperar para o próximo ano? Como se preparar para um futuro já tão próximo? Conheça, neste post, as perspectivas para 2021, como poderá ser a retomada econômica e de que maneira a Thomson Reuters pode ajudar com respostas confiáveis.

Mesmo com a segunda onda da pandemia em curso no Brasil e o aumento de casos de Covid-19 em muitos municípios brasileiros, as perspectivas para a retomada econômica mundial e brasileira estão melhorando.

O ano de 2020 foi completamente atípico e venceram aqueles que mostraram a melhor capacidade de adaptação às mudanças impostas pelo chamado ‘novo normal’. 

Como será o futuro? Quer conhecer algumas perspectivas para 2021 e a importância de escolher um parceiro que tenha respostas confiáveis para o amanhã?

Então não deixe de ler este post!

Retomada econômica em 2021

Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a situação será incerta esse ano, em claro reflexo a tudo que aconteceu desde o início da pandemia. 

A economia global deve crescer 4,2% no próximo ano. Já no Brasil, a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) é de alta de 2,6% em 2021

Os resultados ainda podem ser revistos, principalmente pelo processo de vacinação a ser iniciado no futuro. As atualizações dos números da retomada econômica fazem parte do relatório Economic Outlook

Retomada em V

Já a SPE (Secretaria de Política Econômica), ligada ao Ministério da Economia, divulgou uma previsão de crescimento do PIB de mais de 3% em 2021. A explicação é uma retomada econômica em 'V' (letra que representa o comportamento de uma curva de crescimento em um gráfico). 

O cenário positivo será principalmente apoiado pela geração de novos empregos, facilitação do crédito e a consolidação fiscal. Ações como as parcelas mensais do auxílio emergencial e a liberação de saques extras do FGTS serão capazes de acrescentar R$ 130 bilhões na economia até o final de 2021. 

Um outro ponto é que a economia feita pelas famílias, principalmente durante o período mais crítico do isolamento social, resultou em uma reserva de recursos que será utilizada no futuro (mais precisamente em 2021).  

Transformação digital continua estratégica

É possível dividir a maneira como se vende, consome, trabalha, viaja - enfim, como se vive - antes e depois da pandemia. Adaptação e resiliência nunca foram palavras e comportamentos tão utilizados como em 2020.

E a transformação (principalmente digital) trazida por elas continuará em 2021. O cenário que vemos hoje mudou a maneira com que os profissionais trabalham e isso irá perdurar. Dessa maneira é importante continuar a investir em tecnologia com o objetivo de alcançar uma rotina mais estratégica.

Inovação em alta

Durante a palestra do SINERGY 2020 'O profissional do futuro e a transformação digital' Arthur Igreja, TEDx speaker e co-founder da AAA Plataforma de Inovação, ressaltou que em 2021 será necessário manter o mesmo espírito inovador de 2020. 

"Até 2019 qualquer pessoa que quisesse promover uma mudança em uma empresa tinha que convencer os outros. O provocador era um incômodo e hoje, quem tem uma ideia nova, um insight para a movimentação do ambiente, é quem todos querem ouvir. O mais necessário é abraçar a mudança", explica o especialista.

A importância da escolha de um parceiro que tenha respostas confiáveis

O amanhã ainda pode ser incerto e sua empresa precisa escolher um parceiro que não caminhe à frente ou atrás, mas sim ao lado, demonstrando certeza e provendo respostas confiáveis quando mais for necessário. 

A retomada econômica no futuro é uma aposta e toda ajuda será bem-vinda para enfrentar uma nova realidade pós-Covid-19 no ano de 2021. A Thomson Reuters se revela um recurso de valor por ser capaz de ajudá-lo a se adaptar, por exemplo, às novas maneiras de se trabalhar.

Temos respostas confiáveis para o amanhã, não importando como ele será. Desde ferramentas que auxiliarão no trabalho colaborativo do seu time, principalmente em um ambiente de home office, até o fornecimento de insights preciosos.

Seja a percepção necessária para se atualizar em uma nova área ou a preparação para uma maior demanda por serviços de consultoria: nós temos os especialistas e soluções confiáveis para manter sua empresa sempre à frente, fornecendo visões de futuro. Fale com um de nossos consultores!

Quer conhecer mais temas que ajudarão a sua empresa a se manter em alta no futuro? Então não deixe de continuar lendo o blog!