1. Homepage
  2. Soluções inteligentes para o mercado corporativo
  3. Fique por dentro de tudo o que rolou no SYNERGY Brasil 2020

November 4, 2020

Fique por dentro de tudo o que rolou no SYNERGY Brasil 2020

Nos dias 23 e 24 de setembro, aconteceu o SYNERGY Brasil 2020. Foram dois dias repletos de conteúdo, debates e apresentações, que contaram com a presença de especialistas, líderes e profissionais de diversos segmentos dos setores tributário e de comércio exterior. Confira!

Em um ano totalmente atípico devido à pandemia, a nona edição do SYNERGY Brasil, que ocorreu entre os dias 23 e 24 de setembro, ficou marcada pela inovação. De forma online e gratuita o público dos mercados tributário e de comércio exterior pôde participar de uma experiência diferente, dinâmica e interativa. 

Foram dois dias repletos de conteúdo, debates e apresentações, que contaram com a presença de especialistas, líderes e profissionais de diversos segmentos dos setores tributário e de comércio exterior. Compartilhamos novos conceitos e ferramentas, as perspectivas e tendências sob uma ótica especializada, e claro, cases inspiradores dos nossos principais produtos.  

Quer saber tudo o que aconteceu? Confira o resumo do SYNERGY Brasil 2020:

Dia 23 de setembro

Com a abertura de Adrian Fognini, Managing Director LatAm da Thomson Reuters, demos início ao primeiro dia do SYNERGY Brasil 2020, que discutiu a transformação digital e as expectativas pós-pandemia.

Na sequência, Brian Peccarelli, COO da Thomson Reuters, apresentou a sessão “Recriando o amanhã, juntos - Como apoiamos na construção do futuro dos nossos clientes”, mostrando como nós estamos preparados para apoiar nossos clientes em seus diferentes desafios pós-pandemia, seja no retorno ao local de trabalho ou no home office. 

Para falar sobre as perspectivas para o futuro, contamos com a participação de alguns correspondentes globais da Reuters News em um painel sobre a retomada econômica, e logo depois, com a nossa “Mesa-redonda: Tecnologia como aliada no pós-pandemia”, que trouxe líderes de empresas de tecnologia para explicar sobre as vantagens da transformação digital para o crescimento e manutenção das empresas durante esse período. 

Como destaque, no período da tarde, tivemos as sessões de case de sucesso, que mostraram como o ONESOURCE Global Trade conseguiu otimizar os processos de comércio exterior de empresas como a Natura & Co, a Danfoss e a Mercedes-Benz do Brasil. Os convidados e líderes do setor das empresas tiveram a oportunidade de explicar melhor sobre a escolha, os gaps que tinham nos processos e as principais vantagens da aquisição da nossa solução em nuvem, principalmente em um cenário de adaptação ao “novo normal”. 

Ainda sobre o setor de comércio exterior, foi possível compreender melhor os impactos da Reforma Tributária nas Obrigações Acessórias, por meio da expertise do Subsecretário de Fiscalização da Receita Federal do Brasil, Jonathan Formiga de Oliveira; e sobre a Agenda Regulatória para o setor em 2021, em uma sessão com participação de Luis Sena, Especialista em Soluções Operacionais da Thomson Reuters, e Marcia Schaffer, Coordenadora de Gestão de Conhecimento da PROCOMEX. 

Para o setor tributário, tivemos sessões focadas em transformação digital, na parceria com a SAP e nas soluções de Tax D&A, que permitem aos líderes tomadas de decisões mais estratégicas, com base em análises lógicas automatizadas. 

Aliás, as conversas relacionadas à tecnologia estiveram a todo vapor com as sessões sobre o futuro das soluções jurídicas, os “causos” de inovação da DHL e a Sky.One, plataforma que deixa as corporações sempre à frente do futuro.

Para finalizar o primeiro dia de evento, contamos com a participação do Economista e Influenciador Ricardo Amorim, que apresentou a sessão “O Cenário Econômico após a COVID-19”. Com uma análise detalhada sobre o cenário atual, Amorim destacou a flexibilidade trazida pelas tecnologias, o estímulo fiscal e monetário que estamos recebendo para a retomada econômica e, principalmente, a inovação na forma de se fazer e comandar os negócios. 

 

Dia 24 de setembro

No segundo e último dia do SYNERGY Brasil 2020, tivemos mais conteúdos focados em transformação digital e inovação.

Logo no começo do dia, apresentamos a “Mesa-redonda: Impactos da Reforma Tributária”, com participação de Luiz Roberto Peroba, Tax Partner na Pinheiro Neto; Alexis Fonteyne, Deputado Federal; e Eurico de Santi, Coordenador NEF/FGV e Diretor CCiF. Nesta sessão, foram discutidos os principais pontos propostos na reforma tributária e as vantagens e desvantagens para as empresas, principalmente durante o período de adaptação. 

Seguindo com os debates sobre transformação digital, tivemos a presença de Cleber Morais, Diretor Geral da AWS Brasil, para falar sobre o papel da tecnologia no futuro das corporações; Rodrigo Guilhoto, Gerente de Operações e Negócios da LKM, mostrando como a automação de processos é o caminho para alcançar melhores resultados; Luiz Serafim, Head de Marca, Comunicação e e-commerce da 3M, explicando como a inovação impacta o mundo; e Patricia Tavares, CEO da NeuralMind, apresentando algumas soluções de inteligência artificial para a automatização de processos.

Para o público de comércio exterior, tivemos uma sessão exclusiva sobre a importância dos dados para o setor e funcionamento da plataforma ONESOURCE Global Trade com o Data Analytics. Ariane Julio, nossa Gerente de Produtos, ficou encarregada de mostrar como essa análise pode auxiliar na tomada de decisões do departamento, na identificação de tendências e oportunidades, além de garantir o compliance da empresa. 

Enquanto isso, para o público tributário, contamos com a apresentação da nova solução da Thomson Reuters, o ONESOURCE Tax Automation; uma sessão sobre Inteligência Tributária Colaborativa; um debate sobre Business Agility e o desafio da função fiscal, com os especialistas da PwC Brasil; e outro sobre Tax do amanhã, com a participação dos especialistas da Deloitte.

Nas sessões de case de sucesso, trouxemos especialistas de grandes empresas, como a Cooperativa Agrária, a Indra e a Johnson&Johnson, para compartilhar suas experiências e jornadas com o uso de nossas soluções para os departamentos tributário e de comércio exterior.

Por fim, encerramos o SYNERGY Brasil 2020 com a sessão de Arthur Igreja, Co-Founder da AAA Plataforma de Inovação, sobre “O Profissional do Futuro e a Transformação Digital”. Além de abordar o cenário corporativo atual e futuro, Igreja apresentou alguns conceitos importantes sobre a evolução tecnológica empresarial, o novo profissional e a mudança de comportamento dos consumidores em períodos de crise. 

Certamente foram dois dias cheios de networking e aprendizados, com a presença dos mais influentes especialistas dos mercados tributário e de comércio exterior. Se não conseguiu participar da edição deste ano, fique tranquilo(a), em 2021 você terá uma nova oportunidade.

SYNERGY Brasil 2021, te esperamos lá!