Cloud Computing – Três modelos de serviço em nuvem

Conheça os principais modelos de serviço na nuvem e qual é o mais adequado para a sua empresa.

A partir da definição, a conversa segue para os diferentes elementos da Cloud Computing e como contribuem para melhorar a eficiência operacional de uma organização, que benefícios fornecem e quais modelos de Cloud Computing devem usar uma organização.

 

Os três modelos de serviços que compõem um modelo de nuvem são:

• Software como um serviço (SaaS)

• Plataforma como um serviço (PaaS)

• Infraestrutura como um serviço (IaaS)

Software como um serviço (SaaS)

Este é um software disponível para ser usado através da internet em uma interface thin client (por exemplo, navegador). O usuário não precisa gerenciar qualquer hardware ou sistemas operacionais necessários, poupando ao usuário tanto tempo, quanto dinheiro comprando e configurando hardware e software de sistemas.

 

Plataforma como um serviço (PaaS)

Neste caso, isso permite ao cliente implantar seu próprio software na nuvem e, em seguida, executá-lo na nuvem. Isso elimina a necessidade de disponibilizar seus próprios sistemas operacionais e de hardware, economizando assim os custos e despesas gerais administrativas associadas à implantação de software.

 

Infraestrutura como um serviço (IaaS)

Fornece ao consumidor a provisão de recursos de computação (por exemplo, processamento, armazenamento, redes) em que o consumidor pode implantar e executar software arbitrário, mas não gerencia ou controla a infraestrutura de nuvem subjacente. Isso também permite ao consumidor construir ambientes instantaneamente sem a necessidade de orçamento para hardware, e pode criar recursos adicionais para períodos de pico, de modo que o hardware não seja ocioso durante a maior parte do ano. Outra vantagem é para o desenvolvimento de software, onde os ambientes de teste são facilmente configurados e descartados sem a necessidade de planejar, orçar e gastar dinheiro para recursos de computação em torno de ambientes de teste.

 

No próximo artigo, concluiremos nossa série de artigos sobre Cloud Computing  e falaremos sobre os modelos de implantação do serviço.

 

 

 

 

Saiba mais sobre as nossas soluções armazenadas em nuvem:

Sua empresa está preparada para atender às obrigações do REINF? Conheça o módulo MASTERSAF EFD-Reinf

Sua empresa tem dificuldade na previsão de custo para importação e exportação? Saiba mais sobre como o ONESOURCE Global Trade para PME pode te auxiliar.

 

Sobre o autor

Peter Trotter, Engenheiro Principal de Software na Thomson Reuters, formado pela University of New South Wales.