Acordos de livre comércio

FTA (Free Trade Agreements)

A solução ONESOURCE Global Trade™ FTA pode auxiliar as empresas a identificar oportunidades de enquadrar seus produtos de acordo com as regras de origem específicas dos FTAs, ou reduzirem custos na cadeia de suprimentos, beneficiando-se dos FTAs.
 
Entre em contato conosco

Ao seguir as diretrizes do FTA, há uma redução maior de riscos através da eliminação de tarefas manuais, garantia de que as últimas mudanças nos regulamentos de origem estão sendo cumpridas e a certeza que os cálculos dos índices de nacionalização do produto está condizente com o que está sendo exportado.

As soluções do ONESOURCE Global Trade FTA (Free Trade Agreement - Acordos Internacionais) são usadas por algumas das maiores multinacionais do mundo, provando serem imbatíveis em situações de inspeção aduaneira, que colocam em risco a eliminação de benefícios ou sanções para as empresas e mancha a imagem do pais na comunidade internacional.

A solução FTA da Thomson Reuters passa confiança para que você atue de forma segura no fortalecimento de sua vantagem competitiva em um mundo complexo.

Ao redor do mundo, as empresas são municiadas pelo ONESOURCE Global Trade FTA com: 

Vantagem competitiva para expandir o mercado global

A aplicação correta do FTA permite que as empresas alcancem uma vantagem competitiva, maximizando os lucros a partir da redução de custos, em função de taxas alfandegárias reduzidas

Gestão mais eficaz e eficiente na origem, de acordo com o FTA

O resultado são os processos aprimorados de FTA na origem através de extração automática de dados, cálculos sistemáticos da origem e gestão sólida de suprimentos.

Correto enquadramento das regras de origem por FTA

O correto enquadramento de uma regra de origem é fundamental para que uma operação seja beneficiada por um acordo internacional, entretanto para cumpri-las deve-se ter amplo conhecimento das regras bem como das metodologias de cálculo para enquadramento de conteúdo regional. O ONESOURCE Global Trade FTA dispõe de todas as regras por NCM e atualizadas.

Compliance e gerenciamentos da declaração de origem e do certificado de origem

O gerenciamento dos documentos necessários para exportar um produto para que o importador goze do benefício de um acordo internacional no destino da mercadoria, muitas vezes é complexa, pois necessita que terceiros envolvidos, bem como fornecedores mantenham os documentos com as validades vigentes, assim como o certificado deve estar dentro da validade. O ONESOURCE Global Trade FTA gerencia todos os documentos bem como integra com o sistema de emissão de certificado de origem. 

Minuciosa preparação para inspeções das autoridades aduaneiras

A quantidade de inspeções pelas autoridades aduaneiras domésticas e estrangeiras está aumentando, exigindo-se uma revisão meticulosa do processo de conformidade na origem, para que se evitem sanções inesperadas.

A solução compreende um conjunto automatizado de dados corretos e conformes para um cálculo adequado de valores, além de estruturas de produção para se chegar ao valor dos materiais. Esse conjunto elimina o risco que é criado pelos processos manuais de hoje em dia.

Benefícios da solução ONESOURCE Global Trade FTA

Conteúdo dos acordos firmados pelo Brasil

  • Em conformidade com as regras dos acordos de livre Comércio assinados pelo Brasil, como Mercosul, México, Chile, Países Andinos, Índia e Israel.

Monitoramento de conformidade com o FTA

  • Relatórios de conformidade com o FTA em tempo real, incluindo avisos nos casos em que sejam ultrapassados os limites na origem
  • Fácil produção de relatórios aduaneiros para uma gestão de relatórios de economia guiados pelos FTAs

Retenção de documentos

  • Geração sistemática de documentos de apoio
  • Retenção de documentos com base no sistema para auxílio mais fácil em caso de inspeção

Cálculo e determinação sistemático da origem

  • Aplicação das regras de origem mais recentes nos FTAs atuais e futuros
  • Uso de métodos de gestão de inventários de estoque em conformidade com o FTA para o cálculo automático do valor de materiais originários e não originários
  • Cálculo instantâneo de informações da origem para novas compras
  • Simulação dos benefícios do FTA

Coleta e gestão de dados

  • Extração automática de dados do ERP - enterprise resource planning (sistema integrado de gestão empresarial), para garantir que informações corretas e conformes estejam nas listas de produtos
  • Extração agendada para uma coleta de dados no tempo adequado
  • Requisição e gestão de declaração do fornecedor
  • Simulação dos benefícios do FTA
  • Uso de dados já existentes para determinar estratégias aperfeiçoadas de utilização do FTA no caso de haver acordos sobrepostos e decisões quanto aos locais da cadeia de suprimentos