Thomson Reuters reuniu mais de 800 profissionais para debater práticas e tendências tecnológicas do mercado fiscal e de comércio exterior durante o Synergy 2017, em São Paulo.

Promovido em São Paulo pela Thomson Reuters, a sexta edição do evento reuniu líderes, reguladores e especialistas que discutiram sobre a importância dessas áreas em se reinventar frente a influência da tecnologia que está cada vez mais presente nas estratégias de negócios das organizações.

 

São Paulo, 20 de outubro de 2017 – A Thomson Reuters, provedora líder mundial de informação e tecnologia, promoveu essa semana a sexta edição do Synergy 2017, em São Paulo, que reuniu mais de 800 representativos líderes, reguladores e especialistas, além de autoridades para discutir sobre as tendências e os principais desafios para os profissionais do mercado fiscal, contábil e de comércio exterior. O evento também contou com a presença de diretores globais da companhia e auditores da Receita Federal, através de paineis simultâneos e interativos que contaram com temas como, as atualizações e novidades do SPED, o uso das regulamentações RECOF e RECOF-SPED e as principais influências da tecnologia neste segmento.

Durante a abertura do evento, Santiago Ayerza, Presidente da Thomson Reuters no Brasil, falou sobre a oportunidade e a importância de se estabelecer um diálogo em torno das transformações no panorama regulatório brasileiro e seus impactos na economia. “A cada segundo, recebemos uma avalanche de informações e um fato ou outro podem mudar os rumos de mercados inteiros em um piscar de olhos. A adoção de novas tecnologias, seja para indústrias, governos e profissionais no Brasil e no mundo, será fundamental para sobreviver a complexidade desse ambiente”, diz Santiago.

As novas tendências tecnológicas foram apontadas como principais catalizadoras da inovação para as empresas. Com a complexidade de políticas nacionais e internacionais nas áreas tributárias e de comércio exterior, Joe Harpaz, Diretor Global do Segmento Corporativo da Unidade de Negócios de Tax & Accounting da Thomson Reuters, contextualizou a importância de consumidores individuais e de organizações se posicionarem com ritmo e agilidade, além de comentar sobre a mudança no perfil do profissional tributário, que precisa acompanhar as novidades tecnológicas para se tornar mais estratégico. Ao fazer uma analogia entre o futebol e o mercado tributário, destacou que “o Brasil está liderando o caminho de como a automação tributária deve ser”.

A partir de uma análise cronológica sobre a evolução tecnológica e possíveis aplicações no cenário empresarial atual, Tanelli Ruda, Diretor Global da vertical de Comércio Exterior da Thomson Reuters, relembrou a trajetória do processo de automação e destacou como a tecnologia ainda está em constante expansão dentro das organizações. “O futuro pode ser imprevisível, mas o que nós sabemos é que a tecnologia vai continuar se desenvolvendo em um ritmo acelerado. O impacto que a tecnologia traz para o mercado, como, por exemplo, a Internet das Coisas, a Realidade Virtual e o Blockchain, é extremamente importante para o desenvolvimento estratégico das empresas e nós devemos fazer o maior uso possível dessas ferramentas”, comentou Tanelli.

Durante o painel sobre as atualizações e novidades do SPED, Luis Tutomo, Auditor Aposentado da Receita Federal, falou sobre a importância da escrituração digital no processo contábil dos sistemas empresariais. Segundo Jonathan José Formiga de Oliveira, Auditor Fiscal da Secretaria da Receita Federal, em 2018, haverá uma nova estruturação do SPED. Marcio Tonelli, Consultor e Auditor Aposentado da Receita Federal, falou sobre a disponibilidade de livros contábeis para as empresas que agora passam a ser autenticados pela Escrituração Contábil Digital (ECD).

O evento também contou com a participação de representantes de empresas como, Dell, Siemens, Sanofi, Mercedes-Benz do Brasil, SAE Brasil, ABIPEÇAS, Consultancy Services: Finocchio e Ustra Sociedade de Advogados, RGC Consultoria e Engenharia, ECM, Claro Brasil, Avon, Grupo Notredame Intermédica, LOOEC, RSM, entre outros, através de uma série de debates aprofundados sobre o uso de regimes especiais, como o RECOF e RECOF-SPED, e os benefícios financeiros para as empresas, além da correta classificação fiscal para garantir o compliance e produtividade para as empresas e a tecnologia a favor do negócio como aliada do mercado tributário e de comércio exterior.

 

Sobre o Synergy

O Synergy integra uma agenda positiva mundial de encontros e debates entre decisores e gestores de diferentes setores da iniciativa pública e privada que a Thomson Reuters realiza e apoia com regularidade, visando contribuir para criação de ambientes propícios a debates aprofundados sobre os desafios e oportunidades enfrentados nos diferentes países. Para a edição desse ano no Brasil, são esperados cerca de 300-350 líderes de opinião, tomadores de decisão, autoridades regionais e internacionais de regulação fiscal, bem como consultores tributários e os mais experientes especialistas na área contábil e de gestão do comércio exterior para discutir sobre principais desafios do setor para os próximos cinco anos – com olhos direcionados às questões relacionadas a impostos, tributação e seu impacto na dinâmica das corporações e da política econômica nacional. Para mais informações, visite https://www.thomsonreuters.com.br/pt/Synergy-2017.html

 

Thomson Reuters

Resultado da aquisição do Reuters Group pela Thomson Corporation em 2008, a Thomson Reuters é a provedora líder mundial em informação estratégica e tecnologia para empresas e profissionais dos segmentos financeiro, de risco e compliance, jurídico, tributário, contábil, de comércio exterior e de mídia. Com mais de 50 mil profissionais no mundo (2.200 no Brasil), a Thomson Reuters possibilita às empresas gerenciar investimentos, minimizar riscos e cumprir plenamente todas as obrigações legais, permitindo obter vantagem competitiva com maiores retornos de produtividade. A expertise global da Thomson Reuters, somada ao crescimento orgânico e às aquisições no Brasil, permite à companhia auxiliar seus clientes a transformarem dados em estratégia, atendendo as necessidades específicas do mercado nacional.

Thomson Reuters é o provedor líder mundial de notícias e informação para mercados profissionais. Nossos clientes confiam em nossa companhia para ter acesso à inteligência, à tecnologia e à experiência que precisam para obter respostas confiáveis. A empresa opera em mais de 100 países há mais de 100 anos. As ações da Thomson Reuters estão listadas nas Bolsas de Valores de Toronto e de Nova York. Para mais informações, visite www.thomsonreuters.com.br

Contatos para a imprensa

Camila Soares

Head of Corporate Communications, Brazil
Thomson Reuters
+55 11 2159 0562
camila.soares@thomsonreuters.com

Glauber Canovas / Luana Ferreira / Alexandre Tsuneta

+55 11 2898 7472 ou 2898 7455
glauber.canovas@xcompr.com
luana.ferreira@xcompr.com
thomson.reuters@xcompr.com

Entre em Contato

Por favor, preencha todos os campos obrigatórios.

Ao enviar este formulário você está reconhecendo que leu e concorda com a nossa:

Declaração de privacidade