Editora Revista dos Tribunais é finalista do Prêmio Jabuti 2015 com 3 obras em uma mesma categoria

Clémerson Merlin Cleve e Alexandre Freire com “Direitos Fundamentais e Jurisdição Constitucional”, Rodolfo Mancuso com “Sistema Brasileiro de Precedentes” e Eurico Di Santi, com “Kafka – Alienação e Deformidade da Legalidade Rumo ao Exterior da Cidadania Fiscal” concorrem na categoria Direito. Essa é a primeira vez nos últimos seis anos que o selo editorial da Thomson Reuters registra uma participação tão significativa na final do maior prêmio de literatura do Brasil – são três obras entre os 10 finalistas da categoria Direito.

São Paulo – Thomson  Reuters, provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais, por meio de seu selo editorial jurídico Revista dos Tribunais, garantiu três vagas entre os finalistas da 57ª edição do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, cujo vencedores serão divulgados no próximo dia 19/11. As obras, que concorrem na categoria Direito, são: 

  • Direitos Fundamentais e Jurisdição Constitucional, de Clémerson Merlin Cleve e Alexandre Freire, é um marco fundamental da retomada da democracia no Brasil, a Constituição Federal de 1988, resultado de um processo político sem precedentes na história do país, concluiu uma transição marcada pela conciliação entre distintas forças políticas e pela intensa participação popular. Dentre inúmeras virtudes, a Constituição de 1988 expressa, de modo contundente, inequívoco compromisso com os direitos fundamentais;
  • Kafka – Alienação e Deformidade da Legalidade Rumo ao Exterior da Cidadania Fiscal, de Eurico Di Santi,  demonstra, mediante o estudo de sete casos concretos, as deformidades institucionais que se processam nos atos de aplicação do direito. Bem ao estilo de Franz Kafka, ele traz o resultado de quem desperta do “sonho (ou pesadelo) dogmático”, orientado pelo estudo profundo das formas jurídicas para enxergar as deformidades do direito e da tributação no Brasil (coedição selos editoriais Revista dos Tribunais e FISCOSoft);
  • Sistema Brasileiro de Precedentes, de Rodolfo de Camargo Mancuso, é dedicado à questão dos precedentes judiciais no Direito Brasileiro, analisando o tema sob tríplice enfoque da natureza, da eficácia e da operacionalidade do Direito.

Eles concorreram entre as 2.573 inscrições realizadas na edição deste ano do Prêmio Jabuti. Os dez finalistas de cada categoria foram divulgados no site http://www.premiojabuti.org.br, após validação do Conselho Curador e da Auditoria Ecovis Pemom.  A apuração da segunda fase, no dia 19/11, avaliará e atribuirá notas a todas as obras finalistas na primeira fase. Os três livros que receberem a maior pontuação dos jurados serão considerados vencedores em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares. A cerimônia de entrega aos vencedores do Prêmio Jabuti 2015 será realizada em 3 de dezembro de 2015, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

“Historicamente, há mais de um século, o selo editorial Revista dos Tribunais disponibiliza os melhores conteúdos de todas as áreas do Direito. Seguimos firmemente comprometidos a estimular cada vez mais a difusão do conhecimento jurídico e, para isso, disponibilizamos um acervo de mais de dois mil títulos produzidos por autores de enorme prestígio no cenário brasileiro”, explica Marisa Harms, diretora editorial de conteúdo jurídico da Thomson Reuters no Brasil. Segundo ela, “é uma honra concorrer ao Prêmio Jabuti 2015 com três obras em uma só categoria. Há seis anos, o selo editorial Revista dos Tribunais não registrava uma participação tão significativa entre os finalistas deste que é o mais importante prêmio da literatura brasileira e um dos mais referenciados do mundo. Esse é, sem dúvida, o resultado de um trabalho muito dedicado que vimos fazendo, em especial de 2011 para cá, quando a marca passou a integrar a suite completa de soluções e informações jurídicas da Thomson Reuters”, celebra.

 

Thomson Reuters

Thomson Reuters é o provedor líder mundial de informações inteligentes para empresas e profissionais. Combinamos ampla experiência de mercado com tecnologia inovadora para disponibilizar informação essencial aos principais tomadores de decisão nos mercados financeiro, de risco e compliance; jurídico; tributário, contábil e de gestão de comércio exterior; de propriedade intelectual e ciência; e de mídia, impulsionada pela Reuters News, organização de notícias mais confiável do mundo. As ações da Thomson Reuters estão listadas nas bolsas de valores de Toronto (TSX: TRI) e Nova York (NYSE: TRI). Para mais informações, visite www.thomsonreuters.com

Contatos para a imprensa

Camila Soares

Head of Corporate Communications, Brazil
Thomson Reuters
+55 11 2159 0562
camila.soares@thomsonreuters.com
Thomson Reuters