Prevenção à Lavagem De Dinheiro (AML: Anti-Money Laundering)

Previna-se e fique do lado exigido pelos reguladores com nossas soluções de PLD

O maior e mais abrangente conjunto de soluções de Governança, Risco e Compliance, incluindo ofertas para proteção do negócio incluindo a nova lei brasileira de combate à corrupção – 12.846/13)

 

Replicas of R$100,00 banknotes are hung on a clothesline during a protest of the national union of prosecutors against money laundering in Brazil, at the Esplanade of Ministries in Brasilia March 18, 2015.
REUTERS/Ueslei Marcelino

A maioria das jurisdições e regimes reguladores preocupados com o combate à fraude, lavagem de dinheiro e criminalidade financeira tem uma legislação que torna obrigatório procedimentos para restringir atividades de lavagem de dinheiro. O não relato dessas atividades ilegais pode resultar em censuras regulatórias, sanções financeiras e danos à reputação, além de estar sujeito a um monitoramento contínuo pelas autoridades reguladoras.


Sinais de Alerta

Os lavadores de dinheiro procuram explorar as fraquezas dentro das práticas atuais de AML (ou PLD), empregando diferentes técnicas para esconder o produto de atividades ilícitas e integrá-las dentro do sistema financeiro legítimo.

Alguns sinais de alerta que indicam comportamento suspeito são:

• Atividade incomum em uma conta.

• Compra em dinheiro de ativos, ou através de estruturas de negócios opacas.

Além disso, a movimentação financeira frequente de grandes quantias de dinheiro de um país para outro, com o país remetente ou receptor com controles e / ou execução mais fracos da AML é outro indicador de que a transação pode exigir um exame mais aprofundado. Assegurar a proveniência da fonte de fundos faz parte de um processo de AML eficaz.

As penalidades para o crime financeiro e as falhas de LBC nos bancos nos últimos dois anos somaram mais de US $ 8,9 bilhões.

 

Como criar um programa AML eficaz

Um programa eficaz deve incorporar os seguintes elementos:

  • Uma abordagem baseada em risco (RBA) para programas de conformidade AML
  • A capacidade de se manter a par das regulamentações e sanções constantemente em mutação em várias jurisdições.
  • Rastreamento contínuo de clientes e transações contra um banco de dados comprovado de indivíduos e entidades de alto risco.
  • A identificação minuciosa e precisa dos clientes e a aplicação de procedimentos robustos, mas proporcionados, do Know Your Customer (KYC).
  • Quantificação do risco associado aos clientes e das transações com base no país de origem
  • Manutenção de registros de clientes atualizados
  • Avaliação e monitoramento de riscos relacionados a fornecedores, agentes e terceiros.
  • Treinamento que fornece aos funcionários e terceiros uma compreensão clara das políticas, procedimentos e sua aplicação prática, bem como o reconhecimento do comportamento de lavagem de dinheiro.

Solicite uma demonstração

Por favor, preencha todos os campos obrigatórios.

Ao enviar este formulário, você reconhece que leu e concorda com a nossa

Política de privacidade