Respostas confiáveis para a sua melhor prática jurídica

Respostas confiáveis para a sua melhor prática jurídica

Agende uma reunião

Biblioteca de Conteúdos

Conheça os conteúdos exclusivos desenvolvidos pela Thomson Reuters para a área jurídica

A Thomson Reuters disponibiliza conteúdos exclusivos para potencializar a rotina dos profissionais do Direito, através de materiais como white papers e ebooks, além de seminários digitais como webinars, todos gratuitos, oferecendo informações relevantes e respostas confiáveis para respaldar suas decisões de negócio.

Desconstruindo a Inteligência Artificial: Um guia para o profissional jurídico ir além do ruído

Embora o conceito já tenha algumas décadas de vida, Inteligência Artificial ainda é uma novidade mal compreendida. Esse guia definitivo mostra suas aplicações, tendências e impactos no mundo contemporâneo e um roteiro para o profissional jurídico agir extraindo o máximo desse conjunto de tecnologias.

Baixe o material

A Jornada do Advogado

A trajetória dos profissionais do Direito evolui em simbiose com a trajetória da própria humanidade. A evolução das letras, dos acordos, dos contratos, das mediações é a história de como chegamos aonde estamos. Nas últimas décadas, essa jornada se tornou ainda mais desafiadora, exigindo cada vez mais adaptação dos profissionais e da própria área a um contexto que acelera suas mudanças e aumenta suas incertezas. Quem lidera o Direito não chegou até aqui para parar por aqui. Confira nesse infográfico o que mudou ao longo dos últimos anos e quais as tendências para quem quer liderar a evolução do Direito.

Conteúdo exclusivo baixe os ebooks
Baixe o material

A jornada do Advogado: Processos

O mercado jurídico brasileiro movimenta muitos dados, informações, processos, acordos, normas, regulações... É um mercado de fluxos incessantes e contínuos. O profissional do Direito tem diversas razões para se sentir sobrecarregado. Você já parou para analisar a quantidade quantidade de mudanças que impactam seu dia a dia? Acesse o infográfico e descubra!

Baixe o material

A jornada do Advogado: Mercado

A competitividade é uma das características mais marcantes do mercado jurídico brasileiro. A cada ano, o número de profissionais cresce e o cenário se transforma mais profundamente. Estar presente em um segmento tão competitivo e desafiador exige cada vez mais preparo e atenção às novas habilidades necessárias. Confira o cenário nesse infográfico exclusivo.

Conteúdo exclusivo baixe os ebooks
Baixe o material

As 7 Respostas que os profissionais do Direito precisam ter sobre Inteligência Artificial

Inteligência Artificial é o assunto do momento. E, em meio a tanto texto, o desafio é compreender verdadeiramente o contexto da computação cognitiva. Como a Inteligência Artificial impacta o Direito? A Inteligência Artificial vai substituir os advogados? O que significa adotar Inteligência Artificial em escritórios e departamentos jurídicos? Entenda o verdadeiro potencial e o estado atual da IA de forma visual e objetiva. Baixe gratuitamente o infográfico da Thomson Reuters.

Baixe o material

Tradição e Ruptura: Vorazes dilemas do direito intertemporal no processo trabalhista

A regra geral ensina que a lei processual nova é autoaplicável, com efeitos imediatos, apanhando os processos na fase em que se encontram. Considerando que o processo é, em sua essência, a soma de vastos complexos de atos e procedimentos em cadeia, a melhor solução é isolar os atos já praticados, mantendo-os fora do alcance da lei nova, e liberar os atos não praticados para o reinado da alteração legislativa. Assim fazendo, o processo consegue aliar um mínimo de previsibilidade com o máximo de eficiência da legislação. No entanto, devemos analisar com cautela se uma dada lei nova terá sido tão ambiciosa e de tão grande envergadura, que tenha sido capaz de produzir um novo rito processual ou até mesmo um novo processo. Esse dilema não ocorre numa galáxia muito distante: é a tormenta concreta que a desafiadora Lei 13.467/2017, debatida nesse White Paper.

Baixe o material

Construindo o futuro de Blockchain com as mãos do Jurídico

Este white paper discute a história, os trabalhos internos, as aplicações e as possibilidades futuras em Blockchain, um sistema de registro distribuído; e qual seu contexto na indústria do direito. Baixe já!

Baixe o material

As 7 tendências do uso de inteligência Artificial no Direito em 2018

O uso da computação cognitiva, popularmente conhecida como inteligência artificial, não é algo novo. Com a automação e a otimização de tarefas cotidianas,em conjunto com o auxílio da computação cognitiva para capturar dados e organizar os possíveis cenários e seus riscos, conseguimos obter informações mais concisas para o suporte à decisão, no intuito de melhorar a gestão e os procedimentos organizacionais da prática Jurídica. O potencial é enorme para todas as carreiras jurídicas, sejam públicas ou voltadas para o setor privado. Baixe o white paper já!

Baixe o material

Seis Motivos para Você Migrar o seu Escritório para a Nuvem

Este simples guia irá explicar os principais fatores a serem levados em consideração na hora de implementar o programa de migração do seu escritório de advocacia para um software em nuvem. A fim de garantir uma transição sem grandes problemas, com mínimos riscos.

Baixe o material

Pontos de atenção sobre a EFD-REINF para o Jurídico

Cada vez mais, as relações entre governos e organizações estão se tornando mais digitais. Exemplo disso é a EFD-REINF. Baixe o white paper e entenda os como o Jurídico deve proceder no reporte de informações no qual se faz solidário, referentes ao evento R1070, no qual abrange os processos e as relações contratuais com outras instituições.

Baixe o material

Usando os principais indicadores de desempenho efetivamente: Seu escritório de advocacia está mensurando o que é importante?

Nesse novo white paper, a autora Mary Juetten, fundadora e CEO da Tracklight e co-fundadora da EvolveLaw, traz as percepções de que liderar um escritório de advocacia, em sua essência, é estar no mundo dos negócios e, por isso, exige mensurações de resultados, cruciais para determinar o sucesso da empresa. Indicadores de Performance – ou KPIs – são universais e podem ser aplicados para o segmento jurídico, independente do tamanho do escritório. Conforme aponta Juetten, alguns desses conceitos sobre KPIs e indicadores de mensuração são novos para o mercado jurídico, mas nem tanto para departamentos jurídicos ou empresas de bens de consumo, que vivenciam a rotina dos KPIs no seu dia a dia.

Baixe o material

O Valor do Bitcoin: Cinco principais pontos de atenção para Advogados

Neste novo white paper inédito da Thomson Reuters, os autores Alex Michaelis Buelau e Rodrigo Caldas de Carvalho Borges estabelecem um panorama atual do Bitcoin e citam os cinco principais pontos de atenção para advogados sobre esta nova realidade do mercado financiero contemporâneo no Brasil e no mundo. Com certeza, essa é uma leitura obrigatória para profisionais do Direito que buscam antecipar as tendências jurídicas do futuro.

Baixe o material

Índice Thomson Reuters Legal Tracker de Performance Operacional para Departamentos Jurídicos

Mais da metade dos departamentos jurídicos, atualmente, possuem recursos dedicados a funções operacionais, tornando essas áreas mais estratégicas e eficientes, de acordo com o último Índice Thomson Reuters Legal Tracker de Performance Operacional em Departamentos Jurídicos. Além disso, quase dois terços dos departamentos pesquisados (65%) reportaram que o volume de trabalho do Jurídico cresceu exponencialmente nos últimos seis meses. Entretanto, esse indicador não representa um motivo para celebrar por parte de prestadores de serviços jurídicos - 95% dos departamentos jurídicos mencionaram que sua principal prioridade é manter os custos com escritórios e demais parceiros sob controle. Conheça esses e outros resultados a fundo nesse estudo sobre a performance operacional do Jurídico. Faça o download.

Baixe o material

Violação de Dados e Segurança da Informação: Balanceando proteção e exigências regulatórias

Violações de dados e ataques cibernéticos estão frequentemente estampando as manchetes do mercado de negócios jurídicos, atualmente, preocupando corporações e escritórios de advocacia sobre qual seriam as melhores soluções para resolver esses problemas e, ao mesmo tempo, seguir as obrigações regulatórias. Nesse white paper, discutimos o movimento crescente da complexa rede de obrigações legais a respeito da exposição de dados e cibersegurança, além de processos de contenção de dados e notificação de violação.

Baixe o material

Revolução das Bibliotecas Jurídicas

Como a tecnologia vem transformando a busca por conhecimento especializado no Direito? O Big Data reúne uma enorme quantidade de dados que, se organizados e interpretados de maneira inteligente, aumentam a eficiência jurídica e torna a estratégia mais precisa e embasada com os argumentos certos. Com isso, grandes escritórios de advocacia e departamentos jurídicos globais e domésticos estão migrando suas bibliotecas físicas para o ambiente digital, possibilitando a rapidez na busca por informações relevantes de maneira imediata e voltada para as peças que estão analisando no momento. Baixe o white paper e confira o caso do escritório de advocacia Cuetracasas.

Baixe o material

Os 11 Princípios de Inovação para Escritórios de Advocacia

Escritórios de advocacia precisam encontrar as melhores maneiras para o gerenciamento de mudanças, que os tornam mais eficientes e produtivos na rotina jurídica com seus clientes. Nesse novo white paper desenvolvido pela Thomson Reuters, elencamos os 11 princípios para impulsionar iniciativas inovadoras em escritórios de advocacia. Essas ideias abordam pontos cruciais para criar ambientes favoráveis a inovação nessas organizações como, por exemplo, a criação de incentivos para estimular comportamentos positivos, colaboração entre áreas e como encorajar o design thinking e gerenciamento estratégico de projetos. "Não há um momento específico para que escritórios de advocacia se tornem inovadores", afirma o autor Gabriel Teninbaum, da Suffolk University Law School. "Apesar de ser necessário recordarmos que a inovação não é um estado permanente - é um processo de transformar novas ideias em soluções".

Baixe o material

Como executivos jurídicos estão liderando o novo posicionamento de seus departamentos nas organizações?

O estudo, realizado em parceria com a Harvard Law School Center on the Legal Profession, traz diversos indicadores sobre o perfil de diretores e executivos jurídicos de organizações no Brasil, Índia e China, comparando-os com o movimento de ascenção do Jurídico nos Estados Unidos. Conhcer esses líderes corporativos faz com que possamos redefinir estratágias e compreender as necessidades e transformações provocadas por esses atores no mercado do Direito global. Aos entendedores e estrategistas do Direito, fica o questionamento: se os Heads Jurídicos e seus departamentos conseguiram reinventar a roda do Jurídico corporativo comtemporâneo, quais são as próximas mudanças por vir?

Baixe o infográfico e conheça melhor esses agentes de transformação no Jurídico Corporativo.
Baixe o material

Principais métricas para aumentar a eficiência do advogado

Historicamente, advogados não têm a tendência de rastrear seus gastos jurídicos ou utilizar métricas para medir seu desempenho e realizar seu benchmark com relação aos seus concorrentes. No entanto, atualmente há um crescente interesse em reduzir custos, administrar eficiências e, de modo geral, aumentar o desempenho do departamento jurídico. A questão então é: quais métricas você deveria utilizar para monitorar e melhorar a eficiência do seu trabalho?

Baixe o nosso white paper e descubra como ser mais eficiente.
Imagem legal - Mockup Whitepaper modelo 3
Baixe o material

Advogado, como economizar tempo e reduzir riscos?

É notável que advogados, atuantes em departamentos jurídicos ou escritórios de advocacia, enfrentam grandes desafios no mundo jurídico. Seja lidar com múltiplas tarefas, como processamento de documentos e faturas, necessidade de estudo constante e fundamentações, ou por produzir relatórios e atuar, em tempo integral, como um profissional jurídico. O foco fragmentado de advogados de Departamentos jurídicos de pequeno porte (DJPPs), por exemplo, juntamente à necessidade de lidar com assuntos legais desconhecidos, pode levar a um aumento de perigo de algo importante passar despercebido. A tecnologia pode ajudar a reduzir esse risco, seja por meio da estruturação do fluxo de trabalho, criação de alertas para tarefas vitais, assim como automatizar tarefas rotineiras para que sobre o tempo para dar atenção a casos importantes em andamento.

Baixe o nosso white paper e entenda como obter ganho de produtividade
Imagem legal - Mockup Whitepaper modelo 1
Baixe o material

As 10 principais métricas que o seu departamento jurídico deveria acompanhar

Diferentemente de outros departamentos comerciais, o jurídico, por tradição, não se ocupa com gráfi cos, tabelas e métricas de acompanhamento sobre o desempenho do departamento. Isso vem mudando nos últimos anos, à medida que cresce a complexidade para se administrar um departamento jurídico e o escrutínio ao qual é submetido pelo setor executivo. Portanto, a pergunta que fi ca é: qual métrica é a mais importante para administrar um departamento jurídico e que demonstre seu valor às partes interessadas na empresa? A lista abaixo é um ponto de início para as métricas que departamentos jurídicos deveriam acompanhar.

Baixe o nosso white paper e acompanhe as tendências do mercado.
Imagem legal - Mockup Whitepaper modelo 2
Baixe o material

Contratos no código de defesa do consumidor

Na nova concepção social do Direito dos Contratos, a sua função principal é procurar o reequilíbrio da relação contratual, a chamada justiça ou equidade contratual, que só poderá ser atingida com uma mudança na ação do Direito, evoluindo de uma posição passiva e supletiva para uma ação cogente e determinadora de condutas também na área contratual.

Baixe o nosso ebook extraído da obra “Contratos no código de defesa do consumidor” e acesse as novidades.
Conteúdo exclusivo baixe os ebooks
Baixe o material

Conteúdo extraído da obra "Legislação eleitoral interpretada"

Os autores Rui Stoco e Leandro de Oliveira Stoco apresentam uma obra atual, ajustada às alterações legislativas e acompanhada de novos comentários de doutrina e jurisprudência dos Tribunais Regionais, do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal.

Baixe o nosso ebook extraído da obra “Legislação eleitoral interpretada” e acesse as novidades.
Baixe o material

Eficiência Na Rotina Judiciária Em Departamento Jurídico. Como Conseguir?

A prática jurídica é, acima de tudo, uma atividade intelectual, na qual o advogado precisa avaliar o cenário para aplicar seu conhecimento jurídico. Portanto, no caso de departamentos jurídicos, rotinas estruturadas são fundamentais para uma atuação mais eficiente e estratégica. Não existe fórmula mágica, mas existem caminhos para otimizar a prática jurídica, reduzindo custos e falhas.

Baixe o nosso white paper e descubra como ganhar eficiência na rotina judiciária.
Baixe o material
O Vídeo Como Ferramenta na Advocacia - Com Rodrigo Bertozzi
Estratégias de Relacionamento com o Cliente
O Poder das Mídias Sociais na Advocacia - Rodrigo Bertozzi
As 5 Competências dos Advogados Empreendedores - Pt.1
5 Estratégias para Escritórios - Com Lara Selem
As 5 Competências dos Advogados Empreendedores - Pt. 02

Legal One: Uma solução única e exclusiva que reúne no mesmo ambiente Informação, inteligência e gestão jurídica