Além das criptomoedas: 5 questões sobre o futuro de Blockchain

Adaptado de Beyond Cryptocurrency: 5 Questions about the Future of Blockchain for Thomson Reuters Technologist Joe Raczynski, Por Gina Scialabba
Blockchain: todos nós já ouvimos sobre esse tema e também ouvimos que isso certamente será disruptivo para os setores financeiros, legais e públicos em todo o mundo. As verdadeiras questões que envolvem o futuro do blockchain, no entanto, estão relacionadas à evolução de sua tecnologia de contabilidade virtual e às maneiras como ela mudará a forma como fazemos negócios - regional, nacional e globalmente. 

Os profissionais financeiros se perguntam como esse “livro contábil digital” afetará suas atividades cotidianas, como a conformidade regulatória ou o combate à lavagem de dinheiro. Profissionais do Direito estão perguntando como blockchain irá revolucionar suas práticas. Os funcionários do setor público querem saber como incorporar o blockchain para melhorar a segurança e a eficiência. Entretanto, a questão dominante relacionada ao blockchain, não importa em qual setor você trabalhe, é se confiamos ou não na tecnologia.

Em busca de respostas confiáveis, o Legal Executive Institute falou com o tecnólogo e futurista da Thomson Reuters, Joseph Raczynski, que recentemente foi um dos palestrantes do Fórum de Parceria Público-Privada (P3) da Thomson Reuters, realizado na cidade de Nova York, no último dia 7 de março.

 

Leia também A hora do mercado Blockchain para o mercado Jurídico.

 

Legal Executive Institute:  No setor de serviços financeiros, o blockchain é agora apontado como a futura infraestrutura do setor. O que pode ser disruptivo para as operações bancárias tradicionais, mas também pode melhorar a forma como os profissionais e reguladores que combatem lavagem de dinheiro (AML) fazem seu trabalho. Como você vê blockchain mudando a forma como as instituições financeiras reduzem perdas causadas por crimes econômicos?

Joe Raczynski: Há uma tremenda promessa com essa tecnologia no setor bancário. 

Sua principal força é criar registros contábeis permanentes, imutáveis e redundantes, que são auditáveis. Este é o Santo Graal de um contador ou qualquer pessoa que queira ter visão de uma cadeia de eventos ou rastrear dinheiro.

Existem alguns desafios significativos. Atualmente, moedas virtuais ou criptomoedas, como Bitcoin, não são regulamentadas; não há uma autoridade central que possa ditar ou controlar isso, pois, por sua própria natureza, são descentralizadas. Então, eu poderia enviar US$ 1 milhão em criptomoedas para alguém no Irã ou na Coréia do Norte em cerca de 20 minutos – o que certamente poderia causar problemas em alguns governos. Outra questão importante que temos pela frente são as moedas virtuais anônimas ou tokens que estão se tornando mais populares. Com isso, qualquer agente nocivo poderia usar essas moedas para armazenar ou lavar dinheiro sem rastreabilidade. Este é provavelmente o maior desafio no curto prazo com a tecnologia blockchain.

Legal Executive Institute: As instituições financeiras gastam dezenas de milhões de dólares em compliance com os regulamentos relacionados às regras de Know Your Client (KYC), bem como com due diligence. Qual o impacto que blockchain terá em KYC ou outros procedimentos de due diligence?

Joe Raczynski: Felizmente, blockchain tem a possibilidade de criar dados estruturados e descentralizados sobre pessoas e empresas. Esses bancos de informações viram registros permanentes de informações. Isso é mais uma ferramenta na interminável saga de identificar pessoas nas quais os investigadores devem poder confiar.

Legal Executive Institute: Falando em termos de escritórios de advocacia, à medida que a tecnologia blockchain amadurece, parece que continuaremos a ver suas aplicações impactando a profissão jurídica. Qual será o papel do blockchain na formulação de contratos e no planejamento estatal? Profissionais da área jurídica devem ficar preocupados que seus empregos podem se tornar obsoletos devido a contratos inteligentes ou contratos de autoexecução?

Joe Raczynski: Os advogados não devem se preocupar com a ideia de seus empregos se tornarem obsoletos no futuro próximo. No entanto, com o tempo, quando os contratos inteligentes começarem a tomar forma, isso tornará a elaboração e a execução desses documentos mais automatizadas. Na maioria das situações, você terá formulários da web que fazem perguntas, qualquer um pode preencher as respostas e, em seguida, o documento é redigido. Depois que o documento é concluído, ele é armazenado em blockchain. Se houver contingências - por exemplo, vender todas as ações de uma ação com a morte da Pessoa A - o contrato fará isso.

Um “contrato inteligente” é essencialmente um apanhado de pedaços de código que executam ou fazem algo com base em algum perímetro. É essencialmente uma declaração “se / então”.

Legal Executive Institute: Blockchain tem muito potencial para mudar a maneira como as agências governamentais funcionam, tanto no futuro imediato quanto com um longo olhar à frente. Como você vê blockchain mudando a forma como os registros públicos são coletados e mantidos, como dados do censo ou até mesmo registros de nascimentos e óbitos?

Joe Raczynski: O estado de Illinois já está produzindo certidões de nascimento em blockchain. Delaware está movendo todos os registros corporativos para essa tecnologia. Isso está acontecendo no presente momento. Dubai planeja ter todos os registros do governo em blockchain até 2020. Com o tempo, todos os registros públicos estarão em blockchain, o que deve facilitar o rastreamento e a interação com os arquivos.

Essa tecnologia também fornecerá níveis mais altos de segurança e transparência, trazendo mais eficiência. Conforme as pessoas começam a usar tokens para todos os ativos que possuem, rastrear isso via blockchain se tornará ainda mais importante.

Legal Executive Institute: O blockchain ou as criptomoedas mudarão a maneira como o governo trabalha com o setor privado?

Joe Raczynski: É possível que alguns dos modelos tradicionais de manutenção de registros outrora mantidos pelo governo se tornem mais abertos e não passem por essas autorizações centrais tradicionais, mas sejam trocados através de mãos privadas. A salvaguarda é que essas transações seriam auditáveis, pois a cadeia de título será transparente no blockchain. É possível que você não tenha agências do governo envolvidas na supervisão disso, como aconteceu no passado. Em vez disso, uma rede nebulosa em que todas as partes tenham conhecimento evoluirá.

 

Quer saber mais sobre o impacto da tecnologia blockchain na inovação jurídica e na produtividade do seu escritório de advocacia? Baixe o nosso white paper Construindo o futuro de Blockchain com as mãos do Jurídico.

 

Sobre a autora

Gina Scialabba é gerente da plataforma Risk & Compliance do Thomson Reuters Legal Executive Institute. Gina trabalha em soluções para alguns dos problemas de fraude mais urgentes do mundo, incluindo combate à lavagem de dinheiro (AML), fraude de comércio eletrônico e fraudes de saúde, além de risco e conformidade com regulamentos.

Em uma função anterior na Thomson Reuters, Gina trabalhou como redatora e editora sênior. Além disso, ela passou 11 anos como advogada do Ministério Público, lidando com casos de contravenção e crimes e, mais tarde, com seu próprio escritório defendendo clientes em questões criminais.

Gina se formou na Universidade de Santa Clara com bacharelado em inglês e menor em estudos medievais e renascentistas. Mais tarde, obteve seu diploma de direito com dois certificados de especialização em direito penal e contencioso. 

 

> PARA QUEM PRECISA DE INOVAÇÃO NA GESTÃO JURÍDICA > LEGAL ONE 

A Revolução digital no gerenciamento e inteligência estratégica para escritórios de advocacia e departamentos Jurídicos

> PARA QUEM PRECISA DE CONHECIMENTO ESTRATÉGICO > REVISTA DOS TRIBUNAIS 
O Selo Editorial Revista dos Tribunais reúne autores consagrados do meio Jurídico em obras aprofundadas para capacitar os profissionais do Direito, respaldando-os com respostas rápidas, precisas e confiáveis.

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | LEGAL
Respaldamos os profissionais do Direito com respostas confiáveis para as suas decisões mais estratégicas, combinando inteligência, tecnologia e os melhores especialistas, oferecendo soluções digitais inovadoras para a gestão eficiente e gerando conteúdo relevante para as mais diversas áreas do mercado Jurídico.

 

Quer saber mais? Preencha o formulário para solicitar um contato

Por favor, preencha todos os campos obrigatórios.

Ao enviar este formulário, você reconhece que leu e concorda com a nossa

Política de privacidade