Grandes investidores se mantêm afastados do boom do bitcoin

O bitcoin, a mais conhecida conhecida das moedas digitais, começou o ano valendo 1.000 dólares e já chegou a 11.800 dólares no início deste mês. Mas, apesar de todo o entusiasmo em torno da criptomoeda, os principais investidores institucionais estão se desviando do borbulhante mercado, por considerá-lo pouco regulado e muito volátil para arriscar o dinheiro alheio

O bitcoin está bombando, hedge funds de moedas digitais estão surgindo a um ritmo de dois por semana, enquanto o valor de todas as criptomoedas aumentou dez vezes este ano para mais de 170 bilhões dólares. Mas, apesar de todo o entusiasmo, os principais investidores institucionais estão se desviando do nascente mercado, por considerá-lo pouco regulado, muito volátil e também ilíquido para arriscar o dinheiro de outras pessoas.

O bitcoin, a maior e mais conhecida criptomoeda, superou todas as moedas tradicionais do mundo a partir de 2011, exceto em 2014. Mas muitos investidores continuam a vê-la como um instrumento pouco transparente e esotérico usado por traficantes de armas e drogas na Dark Web –e que deve ser evitada.

E, aqui, observe a disparada no valor da moeda apenas em 2017. Ela começou o ano valendo 1.000 dólares e, nesta terça-feira, 05 de dezembro, chegou a 11.799,99 dólares. O bitcoin é negociado 24 horas por dia, sete dias por semana.

Hedge funds de criptomoedas

Este ano, porém, uma inundação de novos hedge funds focados em moedas digitais ofereceu aos investidores institucionais, que talvez não estejam familiarizados com o mercado, uma rota potencial para o mundo das criptomoedas.

De acordo com a Autonomous NEXT, uma firma de pesquisa de tecnologia financeira, 84 novos hedge funds de criptomoedas foram lançados em 2017, elevando o total para 110, com cerca de 2,2 bilhões de dólares em ativos no total.

Mas o fato de que a maioria dos fundos é relativamente pequena e com histórico limitado – e que as variações dos preços da criptomoeda foram tão acentuadas – significa que os fundos de pensão do mundo, as companhias de seguros e os grandes fundos mútuos se mantêm afastados. "A diversificação é uma coisa boa, mas isso não significa investir em tudo apenas porque está lá. Nós favorecemos ativos com um longo histórico na produção de retornos ou redução de riscos", disse Trevor Greetham, que lidera a equipe de multi-ativos do Royal London Asset Management.

Bolha prestes a explodir?

Para Katsunori Sago, diretor de investimentos do Japan Post Bank, o bitcoin está em uma bolha e seu valor justo deveria ser de cerca de 100 dólares. “O banco poderia considerar a compra da moeda digital se caísse para 100 dólares, mas não tem planos de aposta contra o bitcoin porque é um mercado muito volátil”, acrescenta.

Ele acredita que a atual mania de bitcoin é pior do que a bolha de empresas ponto.com no final da década de 1990 que acabou estourando em 2000. "Durante a bolha de tecnologia da informação, vimos uma reunião nas parcerias da empresa ponto.com. Mas, pelo menos naquela época, havia pessoas usando o Yahoo ou a empresa japonesa Rakuten – as pessoas usavam seus serviços", diz ele. "Desta vez, vejo muitas pessoas fazendo negócios em criptomoedas em meu círculo de amigos. Mas eu mal conheço alguém pessoalmente que negocia moedas digitais e não vi ninguém usá-las na vida real. Então, nesse sentido, é pior do que a bolha de TI”.

Distância recomendável

Katsunori Sago diz ainda que o rali de bitcoin pode terminar após o seu preço atingir 10 mil dólares –o que ocorreu em 29 de novembro (leia mais aqui) – ou antes do CME lançar futuros de bitcoin até o fim do ano. O CME Group informou na sexta-feira que lançará seu contrato futuro de bitcoin em 18 de dezembro para fornecer uma plataforma de negociação regulamentada para o mercado futuro de criptomoedas. Os futuros de bitcoin, disponíveis para negociação na plataforma de eletrônica da CME Globex, serão liquidados em dinheiro, acrescentou o grupo. (leia mais aqui).

Sago observa, no entanto, que a blockchain é uma ótima tecnologia e que o bitcoin um dia pode se tornar um importante meio de liquidação. "Mas isso será em anos, possivelmente em mais de uma década – então não há necessidade de comprar bitcoin agora. Como ninguém sabe quando a bolha explodirá, a melhor coisa a fazer aqui é ficar longe disso", conclui.

 

 

> SOBRE A THOMSON REUTERS  | FINANCIAL & RISK
Combinamos as notícias, dados e informações  em tempo real com ferramentas analíticas e plataformas de negociação eletrônica. Conectamos mais de 440.000 profissionais em 150 países das comunidades de trading, investimentos, finanças e corporativos através nossas soluções customizáveis, com pacotes e custos de acordo com suas necessidades.

> AGÊNCIA DE NOTÍCIAS REUTERS
Fundada há mais de 165 anos, a agência de notícias Reuters conta com 2,600 jornalistas, 600 jornalistas fotográficos em cerca de 200 localidades ao redor do globo. Produzindo 2.500+ reportagens, 1,5+ Milhões de alertas de notícias, 100+ reportagens investigativas, 850.000+ fotos, 100.000+ vídeos.

> PARA QUEM PRECISA SABER ANTES > EIKON 
As notícias e dados estão disponíveis em tempo real através do terminal de informação

> PARA QUEM PRECISA DISTRIBUIR DADOS > ELEKTRON 
Dados e tecnologia para sua instituição, em tempo real ou EOD

> PARA QUEM PRECISA DE CONTEÚDO > DIGITAL
Soluções digitais de conteúdo para Fintechs e Advisors.

> PARA QUEM PRECISA DE IMPACTO > REUTERS PLUS
Imagens, fotos e vídeos premiados da Reuters, atualizados 24/7

> PARA QUEM PRECISA DE GESTÃO DE RISCO E COMPLIANCE > RISK
Soluções para riscos de terceiros e clientes, governança e treinamentos de compliance