Ajudando a área de compliance a gerenciar a mudança regulatória

Com novos alertas regulatórios sendo emitidos a uma velocidade sem precedentes, as equipes de compliance devem encontrar a melhor maneira de controlar e gerenciar a mudança.

O cenário regulatório atual é mais desafiador do que nunca , com maior escrutínio dos órgãos regulatórios, menos tempo para as organizações reagirem e ações de fiscalização mais rigorosas para violações.

Estas novas demandas estão forçando as empresas a focarem a adequação das suas estruturas atuais para enfrentar o volume e complexidade crescentes da mudança regulatória, conforme elas buscam novas maneiras de monitorar e gerenciar a mudança e assegurar que estejam em conformidade.

Conforme o relatório Cost of Compliance deste ano mostrou, a diferença entre os requisitos de conformidade e recursos disponíveis para gerenciar este fardo continua crescendo.

Cenário em mudança

Muitos sistemas de gestão de riscos simplesmente não estão preparados para lidar com o fluxo da mudança regulatória ou com a ameaça representada pelas falhas dentro da sua própria organização.

E o cenário regulatório está mudando em um ritmo rápido.

Os novos fatores incluem como as organizações podem gerenciar melhor o volume e complexidade da mudança regulatória, como uma empresa mapeia a mudança nas políticas e procedimentos internos, e como as inovações tecnológicas tornam os fluxos de trabalho mais eficientes.

As organizações têm planos para assegurar a conformidade e os gerentes sênior estão fazendo todas as coisas certas, da maneira correta, nas suas atividades do dia a dia?

5 passos para assesgurar uma transição regulatória satisfatória:

  1. Mantenha-se atualizado sobre os últimos avanços no cenário regulatório
  2. Identifique políticas internas e procedimentos que foram impactados
  3. Realizar o desenvolvimento regulatório e avaliação de impacto
  4. Teste sua estrutura de procedimentos e conroles de auditoria 
  5. Crier relatórios para a alta gerência, o board e supervisores

Atualmente, mais do que nunca, é fundamental que as empresas estejam certas de que contam com os processos corretos para capturar e monitorar essas mudanças.

Elas também precisam realizar uma análise de impacto e mapear as políticas e procedimentos corretos e notificar as pessoas certas para a ação.

Soluções tecnológicas

O papel da equipe de compliance ajuda o conselho e os gerentes sênior a monitorar, assessorar e formular políticas, oferecendo uma sólida visão geral do ambiente regulatório e apoio regular ao presidente executivo.

Por sua vez, eles precisam buscar formas de melhorar a maneira na qual gerenciam a mudança regulatória e assegurar que um processo estruturado esteja em vigor para gerenciar alguns destes problemas comuns:

  • Deficiências na cultura da indústria
  • Volume crescente de alertas regulatórios
  • Incerteza em torno dos resultados das reformas e a melhor maneira de se preparar
  • Recursos sobrecarregados e esgotamento da área de compliance
  • Pressão dos novos inovadores e novos participantes do mercado
  • Número crescente de órgãos regulatórios
  • Exigências regulatórias mais rígidas
  • Forte ação de fiscalização e maior ênfase na responsabilidade pessoal por falhas de conformidade

As equipes de compliance dependem cada vez mais de soluções tecnológicas para ajudá-las a monitorar e gerenciar a mudança regulatória, e para enfrentar os novos desafios apresentados pelas diretivas e regulamentos iminentes.

 

Sucesso de compliance

Uma abordagem conectada por meio do uso de tecnologia pode assegurar que:

  • As pessoas relevantes obtêm as informações de que necessitam para ajudá-las a avaliar o impacto provável da mudança regulatória com maior rapidez e eficiência
  • O risco de conformidade e responsabilidade pessoal são minimizados
  • Os relatórios corretos chegam à alta administração de maneira rápida e eficiente

Isso por sua vez possibilita que uma abordagem de compliance sustentável, reproduzível e, em última análise, bem sucedida seja obtida.


Saiba como a Thomson Reuters pode te ajudar  na implementação de soluções para Risco e Compliance.