Mercado em Foco | 12/08 à 19/08

Um apanhado semanal com as notícias dos principais setores da economia.

Economia da América Latina deve crescer 2% em 2018, diz Cepal

A economia da América Latina deve crescer dois por cento em 2018, o dobro do crescimento esperado para este ano, impulsionada pelo maior dinamismo de México, Brasil e Argentina, disse a secretária-executiva da Cepal.

O impulso que começa a tomar a região ocorre em parte por causa da recuperação dos preços das commodities e pelo aumento do comércio global, disse Alicia Bárcena no Reuters Latin American Investment Summit.

 

Varejo

 

Varejo brasileiro tem 1ª alta de vendas em Dia dos Pais em 2 anos, diz Serasa Experian

As vendas do varejo brasileiro na semana anterior ao Dia dos Pais subiu 2,5 por cento este ano sobre um ano antes, no primeiro crescimento para a época em dois anos, informou nesta segunda-feira a empresa de dados de crédito, Serasa Experian.

No ano passado, as vendas na semana do Dia dos Pais tinham recuado 8,8 por cento, após outra queda de 5,1 por cento em 2015, segundo os dados da empresa.

Já no varejo online brasileiro as vendas para o Dia dos Pais subiram 10,1 por cento em 2017 em relação ao mesmo período do ano passado, para 1,94 bilhão de reais, informou a consultoria Ebit, nesta quarta-feira, 16.

 

Atividade econômica do Brasil tem expansão de 0,25% no 2º tri, aponta BC

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), registrou expansão de 0,25 por cento no segundo trimestre de 2017 ante os três primeiros meses do ano, informou o BC nesta quinta-feira.

Em junho, o índice apresentou ganho de 0,50 por cento em relação a maio, sempre em números dessazonalizados, em um resultado melhor do que a expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,20 por cento.

 

Energia

 

Etanol de milho de MT pode ter efeito de política para sustentar preços, diz Maggi

Novas usinas de etanol de milho em Mato Grosso, semelhantes a uma unidade inaugurada nesta sexta-feira, 18, no principal Estado produtor de grãos do Brasil, teriam efeitos semelhantes às políticas para sustentação de preços do cereal aplicadas pelo governo, na medida em que geram nova demanda, afirmou o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Ao lado do presidente Michel Temer, Maggi participou nesta sexta-feira, 18, da inauguração da primeira usina de etanol exclusivamente de milho do Brasil, em Lucas do Rio Verde (MT), com capacidade de processamento de 600 mil toneladas do cereal por ano, para produção de até 240 milhões de litros do biocombustível.

 

Licitação de unidade de gás da Petrobras terá poucas estrangeiras, dizem fontes

Diante de casos bilionários de corrupção envolvendo empresas brasileiras, a Petrobras está em busca de concorrência entre companhias globais para construir uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) de 1 bilhão de dólares, mas o número de propostas externas será menor do que o previsto devido a requisitos mais rigorosos, disseram fontes com conhecimento do assunto.

A petroleira estatal excluiu da licitação grandes empresas locais de engenharia implicadas em um escândalo gigantesco de corrupção, em busca de um modelo de contratação blindado de interferências políticas.

 

Renovação de benefícios favorece investimento no setor de petróleo, diz secretário

O governo federal publicou nesta sexta-feira, 18, várias medidas que garantem benefícios tributários para a indústria de petróleo, favorecendo investimentos no setor no longo prazo, disse uma autoridade do Ministério de Minas e Energia.

Entre as medidas está a renovação do chamado Repetro, um regime aduaneiro especial de exportação e importação de bens destinados a atividades de pesquisa e produção de petróleo.

 

Governo

 

Piora da meta fiscal não muda avaliação da Fitch sobre Brasil, diz diretor

A piora na meta de déficit fiscal do Brasil para 2017 e 2018 isoladamente não deve ser suficiente para que a Fitch faça mudanças no rating soberano do país, disse à Reuters o diretor da agência de classificação de risco no Brasil, Rafael Guedes, baseado nas informações que têm circulado pela imprensa.

"A mudança em si da meta fiscal não é uma boa notícia, mas mais uma vez demonstra porque o Brasil já está com perspectiva negativa, devido à dificuldade de consolidação fiscal", disse Guedes na noite de sexta-feira.

 

Piora da meta fiscal não prejudica recuperação econômica, mas Previdência ganha peso, dizem analistas

A piora nas metas fiscais para os próximos anos não vai gerar impacto negativo na atividade econômica do Brasil ou reverter as expectativas de recuperação gradual, algo que acontecerá se o governo não conseguir levar adiante a reforma da Previdência, essencial para o ajuste das contas públicas.

"A reação do mercado foi, como esperado, manter a complacência com a crise fiscal e seu encaminhamento pelo governo", disse o economista-chefe do banco Fator, José Francisco Gonçalves, que vê o Produto Interno Bruto (PIB) do país crescendo 0,4 por cento neste ano e 1,7 por cento em 2018.

 

Governo adia mais uma vez anúncio de nova meta fiscal definida em R$159 bi e ainda faz contas

O governo federal adiou mais uma vez o anúncio da nova meta de déficit primário, definida em torno de 159 bilhões de reais para 2017 e 2018, sem aumento de impostos, segundo informaram fontes governistas, enquanto a equipe econômica ainda se debruça sobre os números para garantir que não haja necessidade de uma nova revisão.

A expectativa era de que o anúncio fosse feito nesta segunda-feira, 14, depois de um final de semana de reuniões entre o presidente Michel Temer, a equipe econômica e os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). No entanto, depois de mais uma rodada de encontros no Palácio do Planalto, o governo decidiu adiar mais uma vez o anúncio.

 

TLP deve ser votada em comissão na próxima semana

A proposta do governo para estabelecer a Taxa de Longo Prazo (TLP) para os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) superou um obstáculo no Congresso nesta quarta-feira, aproximando-se da votação em comissão na próxima semana.

O relator do projeto, deputado Betinho Gomes, terminou de ler suas recomendações após um atraso de uma semana provocado por esforços da oposição para obstruir a votação. Isso deixou o projeto de lei encaminhado para a votação na comissão até terça-feira e possíveis votações na Câmara e no Senado até o fim de agosto, disse Gomes.

 

PPI define neste mês modelo de venda de participações da Infraero em aeroportos privados, diz fonte

A venda das participações da Infraero em terminais aeroportuários concedidos pelo governo do PT será analisada na próxima reunião do conselho Programa de Parceria de Investimentos (PPI), marcada para o fim desse mês, com potencial arrecadatório de cerca de 5 bilhões de reais para o governo, disse uma fonte próxima às discussões.

Os técnicos do governo incluíram na pauta de discussões da reunião de 23 de agosto a venda das participações da Infraero nos aeroportos de Brasília (DF), Confins(MG), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).

 

Ministro dos Transportes diverge de equipe econômica sobre leilão de Congonhas em 2018

A eventual concessão do aeroporto de Congonhas (SP), em vez de Santos Dumont (RJ), em 2018, vem opondo o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e os ministérios da Fazenda e Planejamento.

Enquanto a equipe econômica pretende colocar o aeroporto paulistano em leilão no ano que vem, visando arrecadar pelo menos 5,6 bilhões de reais em outorga, segundo estimativas iniciais, a equipe dos Transportes prefere deixar o movimentado Congonhas com a Infraero para assegurar viabilidade econômica à estatal.

 

Agricultura e Alimentos

 

Produtores brasileiros ficam sem espaço em silos com acúmulo de safras recordes

Em um armazém na principal região agrícola do Brasil, o produtor Rafael Bilibio observa caminhões se enfileirando para descarregar milho no chão, a céu aberto, ao lado de enormes silos de armazenagem.

Seu próprio milho, pronto para ser despejado de um caminhão de 50 toneladas que acabou de chegar, está destinado a se unir ao monte, que já alcança cerca de 20 metros de altura, uma vez que os silos continuam cheios da soja colhida este ano no Estado do Mato Grosso.

"Essa situação pode afetar a próxima safra de soja se o milho não for vendido", disse Dalcin. "Estamos preocupados com a falta de espaço."

 

Exportação de soja do Brasil no ano já supera o total registrado em 2016

As exportações de soja em 2017 pelo Brasil, maior exportador global da oleaginosa, já superam os embarques registrados em todo o ano passado, de acordo com dados parciais de agosto divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Até a segunda semana de agosto, o Brasil havia exportado 53,37 milhões de toneladas de soja, ante 51,58 milhões de toneladas de janeiro a dezembro de 2016, segundo dados da Secex e do Ministério da Agricultura.

 

Brasil será cuidadoso sobre investigação chinesa a vendas de frango, diz fonte

O Brasil será cuidadoso ao se manifestar sobre uma investigação antidumping lançada pela China contra a carne de frango brasileira, antes de uma visita neste mês do presidente Michel Temer ao país asiático, que é grande importador de produtos agropecuários brasileiros, afirmou à Reuters uma fonte do Ministério de Relações Exteriores.

O cuidado do Brasil ao comentar o assunto também se dá por uma questão de reciprocidade, uma vez que a China não costuma se manifestar fortemente a movimentos antidumping dos brasileiros, segundo a fonte do Itamaraty, que falou na condição de anonimato.

 

Brasil não vende carne de frango à China a preço inferior ao de mercado, diz ABPA

O Brasil não vende carne de frango para a China abaixo dos preços do mercado, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, após os chineses abrirem uma investigação antidumping relacionada ao país.

A presidente da ABPA, que representa produtores e exportadores de carne de frango e de suínos, disse também que a indústria ainda não foi notificada sobre a investigação chinesa.

 

OIC eleva previsão de safra mundial de café 2016/17

A Organização Internacional do Café (OIC) elevou nesta quinta-feira previsão para a produção mundial do grão em 2016/17 para um recorde histórico de 153,9 milhões de sacas de 60 quilos, ante projeção anterior de 151,6 milhões.

Um déficit global menor de 1,2 milhão de sacas foi previsto para 2016/17, queda ante o déficit de 3,9 milhões em 2015/16.

 

 

PARA QUEM PRECISA SABER ANTES > EIKON 
As notícias são publicadas em tempo real através do terminal de informação

SOBRE A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS REUTERS

A agência de notícias Reuters conta com 2,600 jornalistas, 600 jornalistas fotográficos em cerca de 200 localidades ao redor do globo. Produzindo 2.500+ reportagens, 1,5+ Milhões de alertas de notícias, 100+ reportagens investigativas, 700.000+ fotos, 100.000+ vídeos.

Reuters oferece cobertura premiada dos tópicos mais importantes do dia, incluindo as últimas notícias sobre negócios, finanças, política, esportes, entretenimento, tecnologia e muito mais. Sempre na vanguarda das notícias em tempo real e conteúdo multimídia global, produtos e serviços que fornecem tecnologia de ponta para atender às suas necessidades de negócios.